Especial
Alto Madeira, 102 anos de criação – por Anísio Gorayeb
Compartilhe:

15Só para efeito de registro, lembramos a todos, que se ainda estivesse em atividades em Rondônia, o Jornal Alto Madeira completaria nesse dia 15 de abril, 102 anos criação.
Fundado no dia 15 de abril de 1917, pelo Superintendente do Município de Porto Velho (cargo equivalente a Prefeito), o médico Joaquim Augusto Tanajura.
Na década de 40 o Alto Madeira passou a pertencer aos Diários Associados, presidido pelo jornalista Assis Chateaubriand.
No início da década de 70, os irmão Luiz, Euro e Neuza Tourinho passam a adquirir as primeiras cotas do jornal e no final da década de 70 o adquirem em definitivo.
Em setembro de 2017 o Jornal Alto Madeira encerrou suas atividades e sua última edição circulou dia 1o. de outubro de 2017, após um século de informação e serviços ao povo de Rondônia, desde a época em que Porto Velho era município do Estado do Amazonas.
Um jornal é parte integrante da sociedade e da historia de um povo.
A história do jornal Alto Madeira se confunde com história de Porto Velho e da família Tourinho.
Com essa belíssima obra de arte do artista Mikéliton Alves, na qual ele retrata o patriarca da família Tourinho, o grande amigo e Jornalista Euro Tourinho, prestamos nossa homenagem aos Tourinhos e ao Alto Madeira, ao tempo em que registramos nossa saudade desse matutino, do qual fiz parte, assim como também meu saudoso pai.
Texto: Anísio Gorayeb
Fotos

Crédito Foto Saul Ribeiro – Na foto jornalista e empresário Euro Tourinho

Jornalista e empresário Euro Tourinho esteve ativo até o ultimo dia de circulação do jornal ALTO MADEIRA

Luiz Tourinho (In-Memorian) – arquivo

Neuza Tourinho e Ligia Tourinho – foto divulgação

Proposta e presidida pelo deputado Ribamar Araújo (PR), no dia 10 de abril de 2017 na Sessão Solene para homenagear os 100 anos de atividades do jornal Alto Madeira, em Rondônia. – foto ALE/RO