Conectado por
Governo de Rondônia

Saúde

Alimentos ricos em vitamina E

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Os alimentos ricos em vitamina E são principalmente os de origem vegetal ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs e castanhas.Porém, alguns alimentos de origem animal, como salmão, bacalhau e ovo cozido também são ricos nesta vitamina.

A vitamina E é importante para o organismo por ser um poderoso antioxidante, mais forte que a vitamina C, tendo funções como prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a pele e fortalecer o sistema imunológico.

 

Alimentos ricos em vitamina E

Quantidade de vitamina E nos alimentos

A tabela a seguir traz a quantidade de vitamina E presente em 100 g dos alimentos fontes dessa vitamina:

100 g de Alimentos Vitamina E
Semente de girassol 35 mg
Amêndoas 26 mg
Avelã 15 mg
Nozes 9,3 mg
Amendoim 8,3 mg
Castanha-do-pará 5,7 mg
Azeitona 3,8 mg
Ovo cozido 2,3 mg
Abacate 2,1 mg
Kiwi  1,5 mg
Salmão 1,1 mg

A vitamina E pode ser encontrada principalmente em alimentos ricos em gorduras, pois ela é uma vitamina lipossolúvel, precisando da gordura para ser bem absorvida no intestino. Assim, pessoas que usam medicamentos para eliminar mais gordura no intestino devem estar atentas à quantidade de vitamina E no organismo, pois um dos efeitos colaterais do medicamento pode ser a falta de vitamina E. Veja os sintomas da Falta de vitamina E.

Para que serve a vitamina E

Alimentos ricos em vitamina E

A vitamina E é rico em tocoferol, um potente antioxidante que serve principalmente para proteger as células do organismo contra doenças e alterações no DNA que podem levar a problemas como envelhecimento precoce e câncer. Além disso, ela ajuda regular os níveis de colesterol no sangue, prevenindo complicações como aterosclerose e infarto.

Em relação à beleza e longevidade, a vitamina E é importante para manter a saúde da pele,aumentando sua elasticidade e prevenindo rugas, e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Essa vitamina também fortalece o sistema imunológico e melhora a produção hormonal, favorecendo a fertilidade.

Cardápio rico em vitamina E

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para se ter uma dieta rica em vitamina E, que previne doenças e melhora a saúde da pele e dos cabelos:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1 iogurte natural + 2 ovos cozidos com creme de ricota vitamina de abacate com aveia café sem açúcar + omelete com queijo
Lanche da manhã 2 kiwis 1 pera + 3 castanhas-do-pará 3 col de sopa de abacate amassado com 1/2 col de sopa de mel
Almoço/Jantar bacalhau ao forno com batatas gratinadas e salada filé de salmão grelhado com arroz integral + vegetais no vapor carne cozida com purê de abóbora + salada refogada
Lanche da tarde 3 torradas com guacamole e café café + crepioca com recheio de queijo 1 iogurte natural + 15 amendoins

Em uma alimentação equilibrada e rica em vegetais, ovos, carne e oleaginosas como castanhas e amendoim, é possível obter naturalmente a quantidade necessária de vitamina E recomendada por dia, sendo importante lembrar que a suplementação desta vitamina deve ser prescrita pelo médico ou nutricionista.