Conectado por

Economia

Ainda não fez a prova de vida do INSS? Saiba quais são os prazos


Compartilhe:

Publicado por

em

Com a retomada da rotina de bloqueios de benefícios por falta de prova de vida, os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam estar atentos ao calendário. Ao fazer o procedimento dentro do prazo, o segurado mantém em dia seus pagamentos. Por isso, é necessário estar atento ao calendário que, agora, foi estendido até agosto de 2022.

P U B L I C I D A D E

Segundo o diretor de benefícios do INSS, José Carlos de Oliveira, o novo calendário deve ser acompanhado por todos os beneficiários, e não apenas por aqueles que não conseguiram fazer a prova de vida em 2021. Então, se você ainda não fez a sua prova de vida, continue conosco e veja quais são os prazos.

Bloqueios

Os primeiros bloqueios de benefícios serão feitos aos segurados que deveriam ter feito a comprovação de vida até o dia 30 de junho. Nesse grupo, estão os beneficiários cuja prova de vida venceu em março e abril de 2020. Então, se você perdeu o prazo terá o benefício suspenso, mas saiba que ainda é possível contornar essa situação, fazendo a prova de vida no banco onde recebe o benefício.

Outra opção é utilizar a plataforma MEU INSS, se você possui biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e Detran do seu estado. Assim, o pagamento será retomado mediante a realização do procedimento que é obrigatório para continuar recebendo seu benefício.

Calendário

Os demais segurados devem ficar atentos às próximas datas de comprovação de vida. Portanto, veja o calendário e não perca o prazo:

Vencimento da prova de vida  Retomada de bloqueios 
Maio e junho/20 Jul/21
Julho e agosto/20 Ago/21
Setembro e outubro/20 Set/21
Novembro e dezembro/20 Out/21
Janeiro e fevereiro/21 Nov/21
Março e abril/ 21 Dez/21
Fonte: Google

Próximas datas

O INSS também já liberou as próximas datas para a realização da prova de vida que vence este ano. Segundo a Portaria nº 1.321/2021, o novo calendário se estende até agosto de 2022. Veja os demais prazos:

Maio e junho/2021 Janeiro/2022
Julho e agosto/2021 Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021 Março/2022
Novembro e dezembro/2021 Abril/2022
Janeiro e fevereiro/2022 Maio/2022
Março e abril/2022 Junho/2022
Maio e junho/2022 Julho/2022
Julho/2022 Agosto/2022

Como fazer a prova de vida?

Agora que sabemos os prazos para fazer a prova de vida, listamos as opções disponíveis para quem precisa fazer o procedimento. Conheça quais são e escolha aquela que melhor atende às suas necessidades:

Prova de vida presencial: é feita na agência bancária onde o segurado recebe o benefício. Basta apresentar os documentos pessoais ao gerente, que irá efetivar a prova de vida;

Prova de vida domiciliar: foi regulamentada e é voltada àqueles que possuem dificuldade de locomoção ou têm idade acima de 80 anos. Neste caso, é preciso fazer a solicitação de visita do servidor do INSS, por meio da Central Telefônica 135 ou no aplicativo Meu INSS. Para isso, faça o agendamento da visita para efetivar a prova de vida.

Prova de vida por biometria facial: a prova de vida através da biometria facial através do Meu INSS está disponível para aqueles que possuem seus dados registrados no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Acesse a plataforma e faça a prova de vida mediante a apresentação de seus documentos e uma selfie.

Prova de vida por meio de aplicativo: o Banco do Brasil também oferece a prova de vida aos correntistas e poupadores por meio de seu aplicativo. Para fazer a comprovação, acesse o menu “Serviços” e procure pela opção “INSS” e “Prova de vida INSS”.

Prova de vida no caixa eletrônico: pode ser feita por aqueles que possuem o cadastro de biometria na agência bancária. Assim, é só utilizar um caixa eletrônico para fazer a comprovação por meio da movimentação de movimentações financeiras em sua conta.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Jornalcontabil.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br