Conectado por

Rondônia

AGOSTO DOURADO – Vereadora Ada Dantas salienta a importância do aleitamento materno


Compartilhe:

Publicado por

em

Chegou o mês de agosto, conhecido como “Mês Dourado”, devido as campanhas de incentivo e apoio ao aleitamento materno, de suma importância para o desenvolvimento dos recém nascidos. A vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) aproveitou para comentar sobre o assunto, tendo em vista ter sido parlamentar que criou lei em Porto Velho sobre o direito à amamentação.

Ada Dantas chama a atenção da comunidade para a importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida. “O leite materno possui composição que protege a criança contra o desenvolvimento de doenças alérgicas, além de ter efeito benéfico na vida adulta para crianças que nasceram prematuras e protege contra o desenvolvimento de doenças inflamatórias intestinais”, comentou a vereadora.

Autora da Lei que garante à mãe lactante amamentar nos estabelecimentos de uso coletivo, públicos ou privados, em local de sua escolha, ainda que nestes estabelecimentos estejam disponíveis locais exclusivos para a amamentação no Município de Porto Velho, Ada Dantas é mãe e conhecedora da importância de o leite materno ser o único alimento oferecido até os seis meses do bebê, mantendo a amamentação até a criança completar dois anos.

O direito das mães em amamentar em público vem sendo violado diariamente, com registros delas sendo constrangidas pelo simples fato maternal de dar de mamar aos seus bebês. Tornou-se escândalo para muitos as mães cometerem a “ousadia” de amamentar seus filhos na hora em que eles têm fome, sem fugir para montanhas ou ter de colocar paninhos para se “proteger” dos olhares de homens que não entendem que os peitos foram projetados para que os mamíferos amamentem seus filhotes, e não para o seu prazer sexual.

“A criação desta lei é uma conquista significativa para as mães que precisam amamentar, mas tem receio de olhares maldosos e ofensas desnecessárias. A lei criminaliza a violação ao direito de amamentar em público, punindo quem condena um ato simples, mas de grande importância tanto para a mãe, quanto para seu bebê”, pontuou a parlamentar.

Ada Dantas é também, criadora da Lei que concede às Doadoras de Lei Materno, isenção de pagamento de taxa de inscrição em Concurso Público, no Município de Porto Velho. Com esta lei, Ficam isentas do pagamento de taxas de inscrição em concurso para provimento de cargos ou empregos no âmbito municipal as candidatas que tenham doado Leite Materno, em pelo menos três ocasiões, nos doze meses anteriores à publicação do Edital do certame.

Para a vereadora Ada Dantas, esta lei é mais um incentivo para que as mães possam doar lei e, ainda, terão como benefício a isenção do pagamento da taxa. Ademais, esta lei é para incentivar a doação de lei materno, visando o fortalecimento do estoque do banco de leite.

 “As mães fazem um ato de amor em doar leite, e ainda obtém o benefício da gratuidade para prestar concurso público. Sendo assim, ambas as partes são beneficiadas”, concluiu Ada Dantas.

VEJA AINDA:

Vereadora Ada Dantas comemora decisão de Bolsonaro em asfaltar BR-319

Em visita à Manaus, o presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) prometeu pavimentar a BR-319, que faz ligação do Amazonas à Rondônia. Inaugurada no ano…

Linha das Castanhas recebe reparos a pedido da Vereadora Ada Dantas

No dia 8 deste mês a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) esteve visitando moradores da Linha das Castanhas I e II, localizadas na área…

Após dois anos de cobranças Rua das Camélias é asfaltada, aponta vereadora Ada Dantas

Um dos maiores anseios da população é a melhora constante nas condições de trafegabilidade, que refletem em melhor qualidade de vida dos munícipes. Uma…

BAIRRO APONIÃ – Vereadora Ada Dantas busca restabelecimento de energia elétrica em Base de…

A vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) encaminhou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), ofício solicitando que seja restabelecido o fornecimento…

Ada Dantas cria título “Herói de Porto Velho” em homenagem ao jovem Cleilson que…

A vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) apresentou, nesta terça-feira (09), o projeto que cria o título “Herói de Porto Velho”, como forma de homenagear…

Vereadora Ada Dantas solicita providências para setor chacareiro

A vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) esteve nesta segunda-feira (08), visitando moradores da Linha das Castanhas I e II, localizadas na área rural de…

Indicação de vereadora Ada Dantas garante intérprete de libras na Câmara Municipal de Porto…

A boa notícia da convocação de nove aprovados do concurso da Câmara Municipal de Porto Velho (CMPV) foi comemorada pela vereadora Ada Dantas Boabaid…

Vereadora Ada Dantas fiscaliza recurso de R$300 mil que conquistou para a reforma

Na manhã desta segunda-feira (01), a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) esteve visitando os trabalhos de recuperação no Barco Hospital Floriano Riva Filho. Estiveram…

Ambulância conquistada por Ada Dantas será entregue em julho, afirma secretária

Conseguindo executar todas as emendas parlamentares conquistadas, a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) está prestes a concluir mais uma de suas ações. Uma ambulância…

Vereadora Ada Dantas fiscaliza centrais de ar que conquistou através de emenda

Na manhã da última quarta-feira (06), a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) foi até a Escola Municipal de Ensino Infantil Pequeno Mestre, localizada no…
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *