Conectado por

Ariquemes

Agência Municipal de Regulação realiza Semana da Qualidade da Água em Ariquemes


Compartilhe:

Publicado por

em

A programação segue até 27 de junho, palestras, capacitações e análises técnicas da água fazem parte das ações previstas.

A Agência Municipal de Regulação – AMR e Secretária Municipal de Saúde – Semdes, no mês que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), estão realizando a Semana da Qualidade da Água, a proposta é apresentar a importância do uso da água potável no dia- dia da população, além de promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações voltada para o saneamento.

Para desenvolver o cronograma de ações, a AMR e Semdes, contam com o apoio da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa, Vigiágua, Associação Brasileira de Agências de Regulações – Abar, Vigilância Sanitária, Secretária Municipal do Meio Ambiente, Faculdade de Educação Meio Ambiente – Faema e Águas de Ariquemes.

A programação, que é aberta ao público, tem em sua grade, seminários, workshop, capacitações aos Agentes de Saúde e Endemias, apresentações de estudos científicos realizados por acadêmicos do curso de enfermagem, sobre doenças de veiculação hídrica, e principalmente a Funasa, Agevisa, Vigilância Sanitária, nestes dias, estão realizando as coletas e analises da água que é usada pela população no município. Estão coletando água dos poços amazônicos e a água que é distribuída na rede de abastecimento, e no encerramento, próxima quinta-feira, dia 27 às 8h30, estarão apresentando o resultado, panorama das análises para população. 

Os servidores, Sirlei Gomes de Lima, Funasa e Paulo Sergio, Vigiágua, parabenizaram a iniciativa da AMR e Secretária Municipal de Saúde, segundo eles, os índices de doenças oriundas do uso de água contaminada são alarmantes no estado. “De modo paulatino, é preciso ensinar a comunidade, explicar sobre as análises e apresentar os resultados. Trabalhamos para desenvolver um futuro saudável e sustentável, onde todos tenham e façam uso dos sistemas de saneamento básico”, afirmou o representante da Vigiágua, Paulo Sergio. 

“A AMR caminha para acelerar o crescimento do município, esta semana vem para somar com outras atividades já desenvolvidas pela agência. Sabemos da seriedade que é este tema, qualidade da água para humano, por isso convidamos quem legisla sobre o assunto para falar a comunidade ariquemense”, concluiu, a presidente da Agência Municipal de Regulação, Simone Costa.

Confira a programação: