Conectado por

Mundo

Agência de classificação de risco rebaixa nota da Argentina


Compartilhe:

Publicado por

em

A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou nesta sexta-feira (16) a nota de crédito de longo prazo da Argentina, citando a ‘elevada incerteza política’ após o resultado das eleições primárias do último domingo, que deram ampla vantagem ao candidato peronista Alberto Fernández sobre o atual presidente Mauricio Macri.

P U B L I C I D A D E

A nota de crédito do país foi reduzida em dois ‘degraus’, de B para CCC, considerada de risco alto de inadimplência e baixo interesse. Com isso, a classificação da dívida do país ficou a quatro degraus do default – quebra.

Em comunicado sobre o rebaixamento, a Fitch apontou que a revisão negativa reflete também um aperto severo das condições de financiamento e uma deterioração inesperada do ambiente macroeconômico, “que aumentam a probabilidade de um default soberano ou de algum tipo de reestruturação”.

Risco político

Segundo a agência, os resultados das eleições primárias apontam para maiores riscos de descontinuidade das políticas econômicas, o que já gerou efeitos nos mercados financeiros do país, incluindo uma queda brusca na cotação do peso argentino frente ao dólar.

“Esses desenvolvimentos adversos podem prejudicar a posição de liquidez soberana no curto prazo e amplificar os riscos de sustentabilidade da dívida”.

Classificação de risco

As notas de crédito são dadas pelas agências de classificação de risco para, entre outros instrumentos, as dívidas soberanas dos países, isto é, os títulos emitidos pelos governos para pagar suas contas. Quanto maior a nota, menor o risco de que o país venha a dar calote nesses pagamentos.

As agências têm diferentes escalas de classificação mas, em geral, os títulos com nota acima de um determinado patamar, consideradas mais confiáveis, recebem o chamado “grau de investimento”. Já os que ficam abaixo, são chamados de grau especulativo, e oferecem mais riscos aos detentores dos títulos.

Notas das agências internacionais de classificação de risco — Foto: Arte G1

Notas das agências internacionais de classificação de risco — Foto: Arte G1

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br