Conectado por
Governo de Rondônia

Acre

Acre tem quase 2 mil eleitores deficientes; é o menor número da região Norte

Publicado por

em


Continua após a publicidade

O Acre tem o menor número de eleitores com algum tipo de deficiência da região Norte. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, são 1.959 mil eleitores que precisam de atendimento especial no estado acreano.

O eleitor que precisa ser atendido em uma seção especial tem até esta quinta-feira (23) para pedir transferência e votar em uma seção com rampas, elevadores, entre outras acessibilidades. No caso dos deficientes visuais, o teclado da urna eletrônica lembra a de um telefone.

“O deficiente visual tem recurso que viabiliza seu voto, coisa que não acontecia na plataforma material. Ele tem informações em braile estampadas nas teclas onde digita e também tem a possibilidade de, por meio de um fone auricular, ouvir aquilo que está sendo digitado”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.

Ainda segundo o secretário, as pessoas com outro tipo de deficiência podem ir até a cabine acompanhadas para facilitar o voto.

O estado da região Norte com maior número de eleitores com deficiência é o Pará com 40.433 mil. Logo em seguida aparecem os estados do Amazonas com 11.600 mil, Tocantis com 9.620 mil, Rondônia com 8.864 mil, no Amapá são 2.803 mil, Roraima 2.122 mil e o Acre com 1.959 mil.