Conectado por

Acre

Acre está entre os estados que registraram queda na venda de varejo em fevereiro


Compartilhe:

Publicado por

em

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13) mostra que as vendas do comércio varejista no Acre caíram em 13% em fevereiro.

A queda também foi registrada na venda do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção.

Em janeiro, o Acre estava entre os quatro estados que tiveram aumento nas vendas, que foram Minas Gerais (8,3%), Tocantins (3,7%), Acre (1,1%) e Mato Grosso do Sul (0,8%).

De janeiro para fevereiro de 2021, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista cresceu 0,6% em todo país, com predomínio de resultados positivos em 19 das 27 unidades da federação, com destaque para Amazonas (14,2%), Rondônia (11,5%) e Piauí (8,3%).

Por outro lado, influenciando negativamente, estão oito estados, sendo as principais, em termos de magnitude Acre (-12,9%), Tocantins (-4,4%) e Distrito Federal (-2,1%).

Na mesma comparação, o comércio varejista ampliado avançou 4,1%, puxado por 22 estados, sendo as mais intensas registradas no Amazonas (20,2%), em Rondônia (9,9%) e no Piauí (9,5%). Já pressionando negativamente, figuram cinco unidades da federação, com destaque para Acre (-5,3%), Tocantins (-2,1%) e Amapá (-1,6%).

G1.Globo