Conectado por

Candeias do Jamari

Ações da secretaria de saúde de Candeias faz a diferença no combate ao Covid-19

Publicado por

em

A prefeitura de Candeias do Jamari, através da secretaria municipal de saúde, vem realizando várias ações de suma importância contra a pandemia do coronavírus e tem intensificado a cada dia.

Continua após a publicidade

Uma das ações é o atendimento na síndrome gripal, onde era a unidade básica de Saúde Santa Isabel, que  fica enfrente a escolinha Vovó Ginoca e tem sido primordial no combate ao cov-19.

atendimento humanizado

O atendimento começa às 7:30 da manhã e vai ate às 13h, pela tarde das 13h às 18h e para atender aqueles que trabalham de dia, abriu o turno da noite que inicia às 18h os atendimentos e vai até às 22h.

Para Raissa Andrade, coordenadora de vigilância epidemiológica, O prefeito Lucivaldo Fabrício tem se empenhado muito na luta contra a pandemia que vem massacrando milhares famílias e destacou como funciona os atendimentos.

Servidora Raissa Andrade

“Os pacientes ao buscarem atendimentos na unidade, é feito uma ficha, passam por uma avaliação médica com o médico ou  médica do plantão.

Nesta avaliação que é definida o tipo de teste e se deve ser descartado ou não o tipo de sintomatologia para COVID-19.  

Se for solicitado o teste rápido, é feito na hora e após 15 minutos já sai o resultado se deu positivo ou negativo; se positivado o paciente volta para a médica e já recebe orientações e atestado para ficar isolado em casa e seu kit de medição com as orientações necessárias para tomar cada medicação”. Esclarece Raissa Andrade.

kit doado pela secretaria municipal de saúde

O kit distribuído ao positivado contém 2 máscaras, 1 frasco de álcool em gel , 5 comprimidos de azitromicina, 1 cartela com 10 comprimidos de dipirona, 4 comprimidos de Ivermectina, 1 frasco de xarope se necessário, pois o médico é quem decide se tem necessidade do uso do xarope.

Prefeito Lucivaldo Fabrício em visita ao a Unidade Santa Isabel

O prefeito Lucivaldo Fabrício tem acompanha diariamente as ações e destaca que a pandemia é um momento tenso e ações como esta que o município executa via esses profissionais da saúde estão fazendo a diferença. “ Estamos todos num só caminho, o da dedicação  em cuidar das vidas das pessoas. Esse é um mínimo que nós gestores e servidores públicos podemos fazer ao nosso próximo”.

No município de Candeias, além do teste rápido, se necessário é feito o exame  RT- PCR mais conhecido como SWAB, saiba como é feito o exame: exame  RT- PCR / SWAB , trata-se de um cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos. É via nasal e oral, pois utiliza uma aste flexível (cotonete) para colher pelas narinas e garganta o material genético do paciente. Conforme a indicação do Ministério da Saúde, recomenda-se que seja coletado o material do paciente entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior. Mas também pode ser feito até o décimo dia. O resultado costuma sair entre 24 horas a 72 horas.

 

(da redação)