Conectado por
Governo de Rondônia

Agronegócios

ACNB levará o conceito “Nelore, a Carne do Brasil” à 36ª Exposição Agropecuária e Industrial e 25ª Festa do Peão de Tupaciguara (MG)

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Com o objetivo de reforçar o conceito “Nelore, a Carne do Brasil”, a raça Nelore participará com palestra e julgamento de animais a campo da 36ª Exposição Agropecuária e Industrial e 25ª Festa do Peão, que acontecerá entre os dias 25 a 31 de maio, em Tupaciguara, Minas Gerais.

No dia 29 de maio, às 18h, o gerente de produtos da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Guilherme Alves, falará sobre “Nelore, a Carne do Brasil”, ressaltando a grande importância da raça Nelore na produção de carne do país, respondendo por mais de 90% da oferta de 9,5 milhões de toneladas/ano. “A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil trabalha para expandir e fortalecer o conceito de qualidade da carne Nelore, a grande responsável pela liderança na exportação de carne bovina e na oferta de produtos nobres no mercado interno. O fomento a este conceito se dá por várias iniciativas específicas, como o Circuito Boi Verde e o Programa Nelore Natural, que, inclusive, será expandido para a Bolívia”, explica Guilherme Alves.

No dia 30 de maio, a partir da 9h, será realizada na 25ª Festa do Peão de Tupaciguara uma etapa de Julgamento a Campo de animais da raça Nelore. A prova tem como foco a avaliação visual de animais Nelore e Nelore Mocho de genética superior, participantes de programas de melhoramento genético e mantidos em regime alimentar a campo.

O objetivo é identificar e premiar os animais Nelore com características produtivas, funcionais e raciais desejáveis para reprodução em larga escala. Colocados lado a lado nos currais, os animais são avaliados individualmente e em grupos com as seguintes características: Carcaça (conformação e musculatura), Funcionalidade (aprumos, umbigo, precocidade sexual e sexualidade) e Raça (características raciais). Cada categoria conta com, no máximo, 10 animais. Cada expositor pode inscrever até 20 animais.

Requisitos de participação – Para julgamento a campo, somente são aceitos machos PO e fêmeas PO ou LA (com pais conhecidos), enquadrando-se nos requisitos de peso máximo, com RGN (Registro Genealógico de Nascimento) ou RGD (Registro Genealógico Definitivo), de acordo com a idade. Os animais devem estar classificados entre os top 40% e seu pai como top 50% em programas de melhoramento genético.

“Levar a valorização e o fomento da carne Nelore e de melhoramento genético para um importante polo de criação bovina em Minas Gerais é uma ótima oportunidade para expandir nossos conceitos acerca da capacidade da raça Nelore de contribuir com a pecuária brasileira, seja na produção de carne de qualidade seja na reprodução de genética melhoradora. Estes dois conceitos são importantes aspectos, que trabalham em conjunto para  levar à mesa dos consumidores uma carne macia, saborosa e suculenta”, reforça o dr. Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *