Conectado por
Governo de Rondônia

Geral

Acir Gurgacz participa de comemoração de 153 anos da Batalha Naval

Publicado por

em


Continua após a publicidade

O Senador de Rondônia, Acir Gurgacz, participou no último dia 8, da cerimônia em comemoração aos 153 anos da Batalha Naval de Riachuelo na Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil em Porto Velho. A solenidade iniciou às 17h30 com o Hino Nacional tocado pela banda de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Participaram da cerimônia várias autoridades políticas, entre elas, a deputada Mariana Carvalho e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Maurício Carvalho, entre outros.

A Batalha Naval de Riachuelo foi a maior e o mais importante conflito da Marinha Imperial brasileira durante a Guerra do Paraguai em 1864 a 1870. A vitória dessa guerra naval mudou o destino do Brasil como nação. Durante a cerimônia foi lida uma mensagem do presidente Michel Temer para a Marinha do Brasil falando da importância da vitória da Batalha de Riachuelo para o país. No ato solene também foi comemorado as promoções dos militares que doam suas vidas em favor da nação.

(Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Segundo o Delegado Fluvial de Porto Velho, Capitão de Corveta (T) Alexandre Nascimento, é de muito mérito recordar essa batalha para a nação brasileira. “É bom à gente comemorar e relembrar que os militares jamais se esqueçam de que teremos sempre batalhas pela frente, mas, nós estaremos sempre preparados para todas as vitórias”, disse o delegado. Ele ainda falou da importância da presença das autoridades políticas. “A presença dos parlamentares que desejam serviços de qualidade para a Marinha a sociedade é sempre muito bem-vinda porque a Marinha ela não é fechada ela é aberta a toda a sociedade”, contou.

(Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

O Senador Acir Gurgacz informou que a Batalha de Riachuelo foi uma vitória que marcou época e história para o Brasil. “Pra mim é um motivo de alegria e satisfação de estar junto com os marinheiros comemorando esse dia tão especial”, relatou. O senador ainda disse que tem participado ativamente dos serviços das forças armadas e que todo o apoio que é necessário no senado ele tem contribuído. “São as Forças Armadas que cuidam das nossas fronteiras, dos nossos mares, dos nossos aries, do nosso território e que cuidam da nossa população. Portanto, reafirmo aqui meu compromisso de estar lado a lado sempre com os meus pares em Brasília dando o apoio necessário, para que as forças armadas possam continuar a sua missão que é cuidar da sua população brasileira”, afirmou o senador.