Conectado por

Featured

Acadêmicos de enfermagem participam de simpósio sobre atenção básica promovido pela Semusa


Compartilhe:

Publicado por

em

O evento, realizado parceira com a Faculdade Uniron, contou com a participação de profissionais de saúde.

Com o objetivo de unir a teoria acadêmica à práticas de saúde do Município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceira com a Faculdade Uniron, realizou nesta quarta-feira, 24, o “I Simpósio sobre Atenção Básica: Práticas do Enfermeiro no Contexto AB”.

O intuito é aproximar os universitários de enfermagem da realidade local, já que é no SUS onde é absorvida a maioria dessa mão de obra após a faculdade.

“Com o seminário, favorecemos práticas e condutas para melhorar a qualidade do atendimento à comunidade”, declarou Socorro Soares, diretora do Departamento de Atenção Básica da Semusa.

De acordo com a diretora, os acadêmicos de enfermagem são os profissionais que têm uma sobrecarga de trabalho maior dentro da rede, por isso essa capacitação é importante para que eles comecem a entender processo de construção do atendimento na atenção básica.

A enfermeira Liney Maria Araújo, do SAE de Cuiabá, ministrou palestra com o tema “Abordagem Sindrômica em Sífilis: Sinais, Sintomas e Vivenciais. A planificação da atenção básica também foi apresentada aos acadêmicos e demais profissionais de saúde presentes no simpósio.

“A proposta é que em 2019 consigamos fazer a planificação nas regiões que faltam, incluindo Porto Velho”,afirmou Patricia Juliana dos Santos, que faz parte do grupo condutor estadual da planificação. A planificação é a reestruturação de todos os serviços da atenção primária e vincular a atenção especializada.