Conectado por

Saúde

Abraço melhora o dia depois de uma briga, diz a ciência


Compartilhe:

Publicado por

em

Nem sempre a vida nos reserva dias bons. Às vezes, mesmo quando não estamos buscando, os conflitos nos atingem e nos fazem sentir raiva, tristeza, desânimo ou exaustão. Uma pesquisa descobriu que abraços eram capazes de atenuar esses sentimentos negativos após conflitos.

O estudo, feito na Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, acompanhou 404 pessoas durante 14 dias consecutivos. A eles, foram feitas perguntas sobre seus conflitos, os abraços que recebiam e seu afeto positivo e negativo. O afeto positivo consiste na propensão às emoções boas, como alegria, entusiasmo e satisfação. Já o afeto negativo é a propensão a emoções como angústia e insatisfação.

Entre as pessoas que receberam abraços, os pesquisadores perceberam que o afeto positivo não diminuiu tanto com os conflitos. Além disso, também perceberam que o afeto negativo aumentou menos, quando comparado aos que não recebiam abraços.

Os efeitos dos abraços foram persistentes, pois os entrevistados relataram uma atenuação contínua do humor negativo no dia seguinte.

Abrace pela saúde

Além dessa pesquisa, há outros estudos que investigam os benefícios dos abraços na saúde. Entre eles, estão:

  • Alívio do estresse
  • Diminuição da pressão arterial
  • Aumento da imunidade
  • Melhora a memória
  • Reduz o medo de morrer
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *