Conectado por

Agronegócios

Abiove estima safra de soja recorde de 127 milhões de toneladas em 2020

Publicado por

em

Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) estima recorde na safra de soja em 2020. A produção deve bater 127 milhões de toneladas contra 120,75 milhões de toneladas em 2019. Já a exportação de soja do país, o maior produtor exportador do mundo, deve ser de 82,3 milhões de toneladas.

Para o próximo ano, a Abiove projeta novo recorde de produção: 132,6 milhões de toneladas. Eis a íntegra (2 MB).

Em balanço divulgado nesta 2ª feira (14.nov.2020), a associação informou ainda que a área plantada em desacordo com a moratória da soja no bioma amazônico cresceu 23% em 2019/20 na comparação com o ciclo anterior, para 108,4 mil hectares. Foi o menor crescimento de um ano para o outro desde 2012/13. Eis a íntegra (2 MB).

“A moratória tem um caráter muito educativo. Já está consolidado na Amazônia dentre os produtores rurais”, disse o gerente de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires. “Não é nada interessante para produtor ter que fazer um desflorestamento –ter que tirar raízes, tocos, corrigir o solo– para daqui a 3 anos ter uma produtividade ainda incipiente e só no 4º ano ter uma produtividade plena”, afirmou. Ele disse que não vê tendência do aumento da área desmatada para o plantio de soja nos próximos anos.

Para 2021, a associação demonstrou preocupação com permissão de uso de matérias-primas importadas para a produção de biodiesel, o que pode desincentivar o já consolidado mercado nacional.

A Abiove afirmou ainda que eventual aprovação pelo governo do chamado “diesel verde” da Petrobras para compor a mistura de biodiesel poderia levar a uma ociosidade de indústrias do biocombustível.

A gigante petrolífera pode deslanchar investimentos no segmento caso o governo reconheça o combustível como elegível a participar das misturas no diesel. A Petrobras poderia criar um mercado no qual ela iria deter o monopólio, o que poderia resultar na falência de empresas do setor, diz a Abiove.

Poder360