Conectado por

Mato Grosso

A terra já tremeu 14 vezes em 12 cidade de Mato Grosso este ano

Publicado por

em

Se você não sabia, pois fique sabendo agora: a terra já tremeu, literalmente, 14 vezes somente este ano em Mato Grosso.

Continua após a publicidade

Entre primeiro de janeiro e 25 de setembro, o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília registrou abalos sísmicos em 12 cidades, sendo os maiores em Rosário Oeste(128 km de Cuiabá) e Barão de Melgago(133 km).

Nesses dois municípios os “terremotos” ocorreram no mês de janeiro.

O maior foi em Rosário Oeste, no dia 9,  as 9h52 e 33 segundos no horário local, com 3.2 mR(magnitude regional). Em Rosário Oeste a terra voltou a tremer no mês de março, no início da noite, as 18h26 do dia 17, com 2.5 mR de magnitude.

O segundo maior abalo, ocorreu em Barão de Melgaço, exatamente as 07h17 e 29 segundos do dia 20, com potencia de 3 mR.

As outras cidades com registros de abalos são: Serra Nova Dourada, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Pontes e Lacerda, Cláudia, Portos dos Gaúchos, Pedra Preta, Juruena, Alto Araguaia e Paranatinga.

Nenhum dos abalos representou riscos à segurança da população, mas o de Barão de Melgaço foi sentido e assustou os moradores.

Também foi em Barão de Melgaço, no Natal de 2004, por volta das 22hs, que ocorreu um dos tremores mais sentidos em área urbana no Estado, segundo registro do Observatório Sismológico (Obsis).

Foi de 3.8 mR(magnitude), com janelas balançando e queda de objetos de armários, conforme narrativa de moradores em reportagem do Diário na época.