Conectado por

Religião

A fé que atua pelo amor – Por Pr. Olavo Feijó

Publicado por

em

 Gálatas 5:6 – Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.

Continua após a publicidade

A igreja dos cristãos de Jerusalém, formada logo após a ressurreição e a assunção do Cristo, sofreu também as consequências de pregações alheias ao próprio ensino do Mestre. Um dos grupos que cresceram em influência foi o dos judaizantes, que insistiam ser a circuncisão um ritual necessário para os gentios que queriam seguir “o caminho” de Cristo.

A reação do apóstolo Paulo à imposições de práticas alheias ao ensinamento de Jesus Cristo foi clara e intensa: “Em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão tem efeito algum, mas sim a fé, que atua pelo amor” (Gálatas 5:6).

É necessário distinguir bem aquilo que é genuíno, daquilo que apenas resultou de práticas costumeiras e autóctones. Há igrejas que não permitem a decoração da cruz, por acharem que pode se transformar em “amuleto” cristão. O importante não deve ser o símbolo, mas o simbolizado. Por isso, é importante obedecer os ensinos diretos de Jesus o Cristo: nem circuncisão, nem incircuncisão… mas sim a fé em Cristo, que atua pelo amor.