Conectado por

Entretenimento

A “Capa do futuro” aumenta a conscientização global sobre as mudanças climáticas com a arte


Compartilhe:

Publicado por

em

Os cientistas alertam que restam apenas doze anos até que milhões de pessoas vivam os riscos de secas, inundações, calor extremo e pobreza[1] devido às mudanças climáticas. Este aviso também foi anunciado em alto e bom som para os líderes mundiais, líderes budistas e budistas do mundo todo no Festival de Vesak de 2019 das Nações Unidas por meio de um único quadro.

P U B L I C I D A D E

Chamado de “Capa do futuro”, a artista vietnamita Nguyen Thi Kim Duc usou a seda tradicional vietnamita, as aquarelas inspiradas em Van Gogh, pinceladas suaves, porém firmes, assim como as cores profundas e sem vida para pintar uma árvore moribunda, parcialmente submersa na água do mar. O quadro retrata os resultados devastadores da mudança climática: um mundo sem árvores verdes, animais e humanos.

Usando um estilo de pintura simples, a Sra. Nguyen queria que a obra passasse de “coração para coração”, transmitindo seu amor pelo meio ambiente, como nas palavras do filósofo chinês Lao Tzu: “As pessoas confiam na terra, a terra confia em Deus, Deus confia na religião, a religião confia na natureza”. Ela também queria que as pessoas percebessem que o planeta apenas pode ser salvo se mudar seus hábitos de desperdício e poluição.

Os 105 exemplares do quadro foram presenteados aos chefes de Estado e aos líderes budistas de mais de 100 países que participaram das comemorações do Festival de Vesak. Dentre eles, estão líderes budistas como o professor Dr. Phra Brahmapundit, presidente do Conselho Internacional do Dia de Vesak (ICDV), Nguyen Manh Hung, Ministro das Informações e Comunicações do Vietnã, Ryan Giggs, técnico do time de futebol nacional galês, o Primeiro Ministro do Nepal, o presidente do Senado do Butão e Sang Ji Zha Xi, Secretário Geral Adjunto da Igreja Budista Chinesa. Foram todos muito solidários e ficaram tocados por receber o quadro.

“Com a ‘Capa do futuro’, quero lembrar aos líderes mundiais acerca de sua responsabilidade de preservar o mundo. Como tomadores de decisões, eles devem assumir a liderança desta luta, para espalhar a mensagem de assumir a responsabilidade de proteger o meio ambiente para o seu povo e, se não agirem imediatamente, o mundo acabará. Quero vê-los pendurar este quadro na sala de estar, para que possam ser lembrados de seu dever diário”, disse o artista Nguyen Thi Kim Duc.

Sobre a artista

Nguyen Thi Km Duc é, atualmente, diretora do Instituto de Recursos Humanos HV Talent e presidente da diretoria da sociedade por ações HTD Media. Também fundou a Butta, a primeira rede social da comunidade budista no Vietnã.

A paixão de Nguyen pelo meio ambiente é consequência da influência de seu pai, o conhecido autor vietnamita Nguyen Son Dong, que escreveu o famoso romance “Xu Doai May Trang” e muitos poemas vietnamitas. Nguyen disse que o poema de seu pai “O frescor da vida” moldou sua paixão em ajudar a preservar o mundo em que os humanos vivem.

“Sobre um bloco de madeira esta tarde
Os pingos de chuva eram tão pequenos
Que meu coração doeu
Mas a floresta era vasta
A imensidão das pessoas também,
Junte-se a mim!
A favor das floresta sempre verdes
O frescor da vida”

De “O frescor da vida”

Nguyen espera que a “Capa do futuro” seja considerada uma embaixadora da marca para o meio ambiente e as mudanças anticlimáticas e espera que esteja presente no mundo todo para promover a proteção do planeta verde no futuro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br