Conectado por

Colunistas

A Bússola do Sucesso – Por Rodrigo Cardoso

Publicado por

em

  1. Sonhar
  2. Verificar a Ecologia
  3. Divisão de Metas
  4. Definir Datas e Preços
  5. Quadro de Visão

Vamos ver como desenvolver cada passo:

1º Passo: Sonhar

É o passo mais divertido de todos, como se tudo estivesse a sua disposição e você só precisasse escrever o que deseja.
Eu costumo falar em minhas apresentações para que as pessoas imaginem que o gênio da lâmpada apareceu para elas e falou pra fazer 1 pedido para cada área da sua vida, pessoal, familiar, profissional, financeira, saúde, etc…

Você vai precisar pensar grande e mirar na lua, pois caso você errar, você ainda terá as estrelas!

2º Passo: Verificar a Ecologia

Toda meta, tudo o que você deseja tem um preço a ser pago, mas não estou falando de dinheiro, e sim de atitude, determinação e vontade.
Você deve parar e compreender se o seu sonho é um desejo real que você nasceu para conquistá-lo ou se é simplesmente um capricho, um impulso das suas vontades imediatas.

É necessário levar em conta o tamanho do seu sonho, pois quanto mais alta for a montanha que você quer escalar, mais esforço e dedicação você vai precisar levar consigo.

3º Passo: Divisão de Metas

Você precisa definir os tipos das suas metas, eu costumo dividir em 3 tipos:

– O primeiro tipo são as metas de Ser.

É uma decisão a ser tomada, um ponto final que vai estabelecer aquilo que você quer ser, por exemplo: ser um bom pai, ser um empregado melhor, ser um profissional de sucesso, ser uma autoridade de respeito…

– O segundo tipo são as metas de Fazer

Elas estão ligadas a cumprir tarefas e realizar atividades, como por exemplo: ler um livro, comer melhor, fazer um curso, começar academia, praticar um instrumento…

– O terceiro tipo são as metas de Ter

Elas estão ligadas diretamente aos bens materiais, como por exemplo: ter um carro de luxo, ter uma casa grande, ter roupas de grife…

4º Passo: Definir Datas e Preços

Para se comprometer com seus objetivos, é preciso determinar quando você pretende alcançar as suas metas, eu costumo separá-las por prazo:

Curto Prazo

Metas imediatas que pode levar até 1 ano e 2 meses para serem realizadas.

Médio Prazo

Metas que vão levar de 1 ano e 2 meses até 3 anos para serem realizadas.

Longo Prazo

Metas que vão levar de 3 a 5 anos para serem realizadas.

Para ser mais específico, você deve deixar anotado o mês e o ano que vai concluir suas metas, além disso, para os bens materiais, você deve estabelecer preços para facilitar o planejamento e o que é prioridade.

5º Passo: Quadro de Visão

Aqui você vai se aproximar o mais real possível dos seus objetivos.
Você vai procurar pela internet, imagens que tem haver com aquilo que você deseja alcançar, por exemplo um carro de luxo, você deve procurar exatamente a imagem do modelo na cor que você quer.
Depois, você vai imprimir essa imagem e colar numa cartolina, num quadro, num espaço onde você possa visualizar com facilidade, então todos os dias, você deve olhar para esse quadro e sentir como se tudo já fosse seu!
Lembre-se, você não deve ser escravo das suas metas, elas devem ser a bússola que vai te guiar para alcançá-las.
As pessoas que sabem para onde estão indo, vão chegar muito mais rápido do que aquelas que não sabem, porque se você não sabe onde vai, qualquer lugar serve.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *