Conectado por

Turismo & Laser

Como tirar ou renovar o passaporte brasileiro


Compartilhe:

Publicado por

em

Vista geral da praia de Coqueirinho, na Paraíba (Cacio Murilo/PBTur/)

P U B L I C I D A D E

Uma seleção com os melhores points do litoral paraibano: veja quais são as praias da Paraíba que você merece visitar.

Com pouco mais de 130 km de extensão, o litoral paraibano deixa a impressão de ser facilmente explorado, porém, algumas praias ao norte de João Pessoa têm acesso mais complicado.

A boa notícia é que, por estar no meio da costa, você pode usar a infra da capital paraibana como base e abusar dos passeios bate-volta pela orla.

Inclua a Paraíba em seu plano de viagem se você gosta de falésias – elas batem cartão em boa parte do litoral.

As praias abaixo não seguem um ranking, estão listadas do sul ao norte.

1. Pitimbu – Pitimbu

A Praia de Pitimbu dá as boas vindas a quem chega ao litoral paraibano proveniente do sul (ismaelsantos/Wikimedia Commons/)

A praia central do município homônimo faz a alegria de quem viaja em família. Apesar de movimentada, a faixa de areia tem tamanho bem generoso e o mar, mesmo na maré alta, é bem mansinho, tanto que windsurfistas também gostam de bater cartão. Não faltam bares para saciar a fome e a sede do pessoal.

Distância de João Pessoa: 63 km

2. Tambaba – Conde

Praia Tambaba, em Conde, PB

Tambaba: paraíso naturista nordestino (Cleide Isabel/creative commons/Flickr)

Explicando melhor: a praia é dividida em duas partes. Na primeira e menor, o nu é proibido e os visitantes encontram uma piscina natural meio sem graça em meio às pedras. Uma portaria sinaliza o acesso à segunda parte, onde apenas os peladões têm vez – quem trajar sunga ou biquíni não pode nem dar uma olhadinha. Aqui fica o trecho mais cênico, com uma imponente falésia e um marzão de dar gosto em 300 m de praia. Homens desacompanhados não têm vez por lá, ou, podem entrar na companhia de um casal. Fotografias também não são bem-vindas.

Se quiser tirar aquela selfie inesquecível, basta subir num mirante na chegada da praia, com acesso por carro: sua foto será incrível, pode ter certeza.

Distância de João Pessoa: 42 km

3. Coqueirinho – Conde

Praia do Coqueirinho, Conde (PB)

A Praia do Coqueirinho em Conde (PB) fica na enseada com coqueiros, rochas e fontes (Hans Von Manteuffel/)

Se você ficou com receio de conhecer Tambaba, pode ficar tranquilo: um pouco acima, 7 km ao norte, a praia de Coqueirinho é tão cênica quanto. O nome no diminutivo não faz jus, deveria ser “Coqueirões” ou “Coqueiral”, tamanha a quantidade de árvores. O que já é uma boa notícia, tem sombra para escolher.

Em formato de enseada, a praia de águas calmas é um deleite para quem viaja com crianças. Geralmente, os passeios de bugue provenientes de João Pessoa fazem aqui a parada para almoço. Mas as opções são poucas e básicas.

Só precisa ficar esperto no acesso à praia: uma descida íngreme em uma estrada de areia bem chata. Se preferir, pode vir caminhando da Praia de Tabatinga (falaremos mais dela abaixo), num percurso de 3 km passando por falésias.

Distância de João Pessoa: 35 km

4. Tabatinga – Conde

Praia de Tabatinga, na Paraíba, Conde Falésias conferem charme à Praia da Tabatinga, em Conde (PB) (Ricardo Freire/)

Em um extremo, as lagoas formadas pelo encontro do Rio Bocatu com o mar. Do outro lado, impactantes falésias coloridas. Entre a lagoa e as escarpas, uma praia pouco movimentada e sem estrutura, mas com um belo visual. A areia fininha convida a uma caminhada, já o mar, por vezes agitado, pede precaução.  Coqueiros e recifes ajudam a compor o belo cenário.

Quem for passar o dia na praia, deve levar um lanchinho. Até existe uma estrutura na areia, mas é exclusiva dos hóspedes de um resort próximo

Distância de João Pessoa: 33 km

5. Cabo Branco/Tambaú – João Pessoa

Praia de Tambaú, na Paraíba Tambaú, a principal praia da orla de João Pessoa (Hans Von Manteuffel/)

Vamos falar das duas praias em um mesmo texto, afinal não há um acidente geográfico dividindo-as (apenas o nome dos bairros) e apresentam muitas semelhanças. São as duas praias mais centrais da orla de João Pessoa, onde ficam o grosso de hotéis e restaurantes, além de um bom número de barracas na praia. No trecho de Cabo Branco, a areia é mais fofinha do que Tambaú, mas ambas são ótimas para caminhadas. Quem não quiser pisar na areia, pode usar o calçadão da orla e, no caso de Cabo Branco, a avenida litorânea fica fechada para os carros entre 6h e 8h da manhã para que os moradores e turistas possam praticar esportes.

Banho de mar? Apesar das águas turvas, pode entrar sem problema. As ondas são tranquilas e a temperatura, bem morninha.

De Tambaú, parte um passeio de barco que leva até as piscinas naturais do Picãozinho quando a maré está baixa.

6. Bessa – João Pessoa

Praia do Bessa, em João Pessoa, na Paraíba Oficialmente, Praia do Bessa. Para os íntimos, Caribessa

Oficialmente, Praia do Bessa. Para os íntimos, Caribessa (Flickr/Flickr)

Mas seu maior trunfo é uma barreira de corais a 800 m da costa, com mais ou menos 4 km de extensão. Para chegar lá, o pessoal aproveita a calmaria da água e vai de caiaque ou stand-up paddle. Por causa dos recifes, a praia também é chamada de “Caribessa”.

7. Jacaré – Cabedelo

Praia do Jacaré: pôr do sol ao som de Bolero de Ravel (GusG777/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Aqui cabe uma licença poética. Melhor dizendo, bolerística. Trata-se de uma praia fluvial, onde ninguém nada no rio e as pessoas começam a chegar por lá por volta das 16h.

Se o pessoal pinta lá no fim da tarde, não é preciso queimar muito a pestana para descobrir que tem a ver com o pôr do sol.

A praia, que fica em Cabedelo, município vizinho a João Pessoa, ganhou fama devido a um artista local, Jurandy do Sax, que, dentro de uma canoa no meio do Rio Paraíba, entoa o Bolero de Ravel todo o santo dia na mesma “bat hora”.

Até 2015, as pessoas acompanhavam o espetáculo dentro dos bares ou em catamarãs no rio. Foi então que o Ministério Público entrou em ação e mandou demolir os bares. Hoje, além das embarcações, as pessoas se aglomeram em uma mureta para se emocionar com os acordes ao cair da tarde. E ainda podem comprar lembrancinhas em uma loja de artesanato.

Distância de João Pessoa: 11 km

8. Miriri – Rio Tinto

Falésias e a foz do Rio Miriri (Divulgação/Divulgação)

O trecho norte do litoral paraibano é bem mais roots que o sul. Não há nenhuma praia muito crowdeada e, em alguns casos, é preciso sofrer um bocado para chegar lá. Miriri está inserida nesse time. Para alcançá-la só através de um passeio de bugue que sai de João Pessoa ou por uma estrada bem arenosa a partir da Praia da Campina.

Tanto esforço para conhecer uma praia formada pela foz do Rio Miriri, coqueiros e falésias incrivelmente coloridas. De quebra, a possibilidade de alternar entre banhos  de mar, rio e lagoa.

Leve comida, você não encontrará nada nas proximidades.

Distância de João Pessoa: 38 km

9. Tambá – Baía da Traição

Praia Tambá, em Baía da Traição (PB): aldeia indígena no alto das falésias (Divulgação/Divulgação)

Baía da Traição é um pequeno município a 90 km de João Pessoa com aldeias indígenas próximas – tanto que seu nome refere-se ao local onde os índios atacavam os portugas. A praia central tem alguma estrutura e movimento no fim de semana.

A 5 km ao norte, Tambá é um sossego que só. Lá, no alto de uma falésia, fica a Aldeia Alto de Tambá (antiga Galego), que vende artesanato indígena e doces. Apesar da sinalização deficiente, chega-se de carro até a aldeia, continuando por uma trilha. Mas muitos preferem caminhar uma hora meia desde Baía da Traição. O mar é um dos mais belos da Paraíba, mas as ondas são bem violentas, tanto que é um dos picos de surfe no estado. Uma praia para chamar de sua.

Distância de João Pessoa: 95 km

10. Barra de Camaratuba – Marataca

Barra de Camaratuba: sossego no extremo norte do litoral paraibano (MTur/Divulgação/Divulgação)

No extremo norte paraibano, Barra de Camaratuba já mostra sinais que estamos nos aproximando do litoral potiguar ao mostrar um cenário único até então no estado com dunas e Mata Atlântica.

O vilarejo de pescadores tem estrutura básica com poucos restaurantes e pousadas. Como o nome indica, o centrinho fica junto à foz do Rio Camaratuba. Uma balsa leva para a deserta Praia de Cardosas, já em Baía da Traição. Aliás, as praias por lá são movimento zero.

Um passeio de bugue é o mais indicado para conhecer as praias ao norte, com as tais dunas, além de manguezais. A presença de surfistas (poucos) no mar demonstra que o banho de mar é agitado. Já os kitesurfistas e os moinhos de energia eólica sinalizam os fortes ventos.

Distância de João Pessoa: 115 km

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br