Conectado por

Mato Grosso

88 cidades de MT têm alerta para onda de calor e risco de hipertermia


Compartilhe:

Publicado por

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a forte uma onda de calor que atinge Mato Grosso e outros estados da região Centro-Oeste. As temperaturas devem permanecer elevadas até sexta-feira (9).

P U B L I C I D A D E

Entre as cidades estão Cuiabá, Barra do Garças, Campo Verde, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Canarana, Diamantino, Dom Aquino, Jaciara, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nobres, Várzea Grande e outros.

Segundo o instituto, a temperatura deve ficar nos próximos dias 5 graus acima da média, o que representa risco de morte por hipertermia. Um alerta de umidade muito baixa, oscilando entre 12 e 20%, também foi emitido.

Cuiabá deve marcar temperatura de até 42ºC — Foto: Fablício Rodrigues

Cuiabá deve marcar temperatura de até 42ºC — Foto: Fablício Rodrigues

Em Cuiabá,, a temperatura deve ficar em 42ºC até sexta-feira. A partir de sábado (10) a previsão é de máxima de 38ºC.

Classificação

  • De 30% a 20% – estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11 e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.
  • De 20 a 12% – estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10 às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.
  • Abaixo de 12% – estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10 às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo, entregas dos correios e é recomendado evitar aglomerações.

Recomendações para dias secos

Para evitar diversos problemas de saúde como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos, a OMS faz algumas recomendações.

  • Evite praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Evite aglomerações em ambientes fechados;
  • Umidifique os ambientes com vaporizadores e toalhas molhadas;
  • Use soro fisiológico para olhos e narinas;
  • Consuma bastante água.

Fonte: G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br