Conectado por

Saúde

8 dicas para dar um up nas defesas do corpo


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Como aumentar a imunidade? Com certeza essa é uma dúvida que você já teve em algum momento da vida. Em tempos de pandemia, então, nem se fala. Se tem uma coisa que a ciência está buscando nos últimos anos é como melhorar o sistema imunológico da gente. Afinal de contas, quanto mais forte for a defesa de seu organismo, mais difícil será para você contrair alguma doença

Mas será mesmo que você sabe como fazer isso? Será que com essa correria que vivemos hoje e a exposição a inúmeros problemas (está aí a Covid-19 que não nos deixa mentir), a gente consegue fortalecer a nossa imunidade? A resposta é sim. Há inúmeras maneiras de se fazer isso, seja com mudanças de hábitos ou através da alimentação.

É importante avisar que aqui não estamos dizendo que se você fizer isso ou aquilo não vai nunca mais pegar alguma doença. Não é essa a questão. O que estamos abordando é como aumentar a imunidade do corpo. Por isso, preparamos esse artigo cheio de informações para compartilharmos juntos.

O que é o sistema imunológico

A primeira coisa que devemos entender é o que é e como funciona o nosso sistema imunológico. Até porque não temos como cuidar de uma coisa sem saber realmente do que se trata.

Dito isso, o sistema imunológico é um complexo conjunto de células e órgãos que têm como principal atuação a proteção do nosso organismo contra determinadas infecções. É como se fosse nosso exército, pronto para atacar qualquer invasor estranho ao nosso corpo.

Então, a pergunta que você pode fazer é: por que não fortalecer esse nosso exército de uma maneira tão eficaz que nenhuma doença irá ter sucesso? Porque infelizmente nosso corpo não é um tabuleiro de War, por exemplo.

Como já dissemos acima, o sistema imunológico é complexo e é composto por inúmeros mecanismos que devem estar equilibrados para funcionar de maneira correta. Isso quer dizer que não existe fórmula mágica.

Mas você pode dar sua contribuição, sim. E é justamente para isso que estamos aqui: para te ensinar como fazer para aumentar a imunidade.

Mudanças de hábitos para aumentar a imunidade

1. Durma o suficiente (e bem).

Um grande aliado da imunidade é o sono. Dormir pouco e mal está diretamente relacionado a uma maior suscetibilidade a doenças: um estudo realizado com 164 adultos saudáveis, mostrou que aqueles que dormiam menos de 6 horas por noite eram mais propensos a ficar resfriados do que aqueles que dormiam 6 horas ou mais por noite.

Uma boa noite de sono pode fortalecer sua imunidade natural. Inclusive, em caso de doença, é aconselhável dormir mais, para que seu sistema imunológico possa funcionar melhor.

Uma boa noite de sono para adultos deve ter pelo menos sete horas durante todas as noites. Já os adolescentes, precisam de 8 a 10 horas de sono e as crianças mais novas e bebês até 14 horas. Então, não troque uma boa noite de sono por nada. Seu sistema imunológico agradece.

Infelizmente, porém, muita gente hoje em dia sofre de insônia. Caso você sofra com isso, uma dica é limitar o tempo de uso de telas por uma hora antes de dormir, já que a luz emitida pelo aparelho pode atrapalhar o seu sono.

Para ajudar ainda mais, você pode dormir em um quarto completamente escuro (ou usar uma máscara de dormir), ter um horário certo para ir para a cama todas as noites e fazer exercícios regularmente. Claro: nada disso te dispensa de procurar ajuda de um especialista, certo?

2. Tenha uma alimentação saudável, ou pelo menos tente

A alimentação está diretamente ligada ao seu sistema imunológico. Mais a frente iremos falar de alguns alimentos que irão dar um upgrade na sua imunidade, mas aqui já fica uma dica: limite – e se possível, evite – a ingestão de açúcar.

Além de contribuir para a obesidade (o que é fator de risco para várias doenças), a ingestão elevada de açúcar pode ocasionar vários outros problemas.

3. Pratique exercícios moderados

Exercite-se. Você não sabe o quanto isso irá ajudar a melhorar o seu sistema imunológico. Para dar uma ideia, estudos mostraram que mesmo uma única sessão de exercícios moderados tem o poder de aumentar a eficácia das vacinas em pessoas com sistema imunológico comprometido.

Mas o que são exercícios moderados? Pode ser uma caminhada rápida, uma voltinha de bike constante, corrida, natação, caminhadas leves… O ideal é que sejam feitos pelo menos 150 minutos (humm.. 2h e meia) de exercícios moderados por semana.

4. Hidrate-se

Que o nosso corpo não funciona sem água você já sabe. Mas por que as pessoas teimam em não se hidratar? Prevenir a desidratação é importante para sua saúde como um todo.

A desidratação pode causar dor de cabeça e inúmeros outros problemas , prejudicando seu desempenho físico, concentração, humor, digestão e o funcionamento do coração e dos rins. Eu, hein? Isso tudo pode deixar você ainda mais suscetível a doenças.

Embora o chá e o suco também sejam hidratantes, é melhor limitar a ingestão de suco de frutas e chá adoçado por causa do alto teor de açúcar. O ideal é que a hidratação seja feita com água.

A quantidade de água que devemos ingerir vai variar muito a depender da idade, do estilo de vida, do local onde mora, entre tantas outras coisas. Mas não se esqueça: beba água. Se ainda não bebeu hoje, que tal dar uma pausa no texto, tomar aquele copão de água e voltar para o restante das dicas?

5. Tome sol regularmente

O sol pode ser considerado como a principal fonte de vitamina D e é importantíssimo tomar um banho de sol, principalmente antes das 10h e depois das 16h. A vitamina D é um dos principais componentes para o fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico.

Além dessas dicas que já trouxemos, há outras ações que podem ajudar a melhorar seu sistema imunológico – como gerenciar seu nível de estresse, fazer uso de suplementos nutricionais (sempre com a indicação de um especialista), entre outras.

Leia também:

  • Como melhorar a imunidade comendo chocolate?
  • Inclua probióticos na dieta e não tenha mais problemas para fazer cocô
  • Vitamina D além do sol: 4 alimentos para incluir na alimentação

Mas agora, que tal se trouxermos alguns alimentos que podem ajudar na melhoria da nossa imunidade? Vem com a gente!

Alimentos que ajudam a dar um up na imunidade

Algumas pessoas ficam se perguntando como aumentar a imunidade rapidamente. Ora, como já dissemos acima, não tem fórmula mágica. Mas com as dicas que já trouxemos junto com esses alimentos que iremos apresentar, com certeza você vai conseguir melhorar seu sistema imunológico

Vamos aos alimentos!

1. Frutas cítricas

Talvez uma das maiores sabedorias populares seja a ingestão de vitamina C para curar resfriados. Mas, como diz o ditado, não adianta chorar sobre o leite derramado: o importante aqui é a prevenção. E aí sim a vitamina C é extremamente importante. E alguns dos alimentos em que mais podemos encontrá-la são as frutas cítricas.

Quase todas elas são ricas em vitamina C, e a variedade é enorme. Você pode optar por várias delas, tais como:

  • Laranjas;
  • Tangerinas;
  • Limões;
  • Acerola, entre outras.

Estudos apontam que a vitamina C pode aumentar a produção de glóbulos brancos, que são essenciais para combater infecções.

2. Alho

Esse ingrediente é usado em inúmeras receitas ao redor de todo mundo. E além do sabor que só ele tem, o alho também é importantíssimo para a nossa saúde.

Há milhares de anos que os nossos antepassados já reconheceram a importância do alho no combate às infecções. Já suas propriedades imunológicas vêm de uma grande concentração de compostos contendo enxofre, como a alicina.

3. Gengibre

É outro alimento bastante relacionado ao tratamento de doenças. Ou vai dizer que sua mãe ou sua avó nunca “receitou” um chá de gengibre para isso ou aquilo?

De fato, o gengibre pode ter poder anti-inflamatório, o que pode ajudar, por exemplo, a reduzir dores de garganta. Ele também pode ser eficaz contra as náuseas.

Assim como os alimentos já citados, há outros inúmeros que também são extremamente importantes na melhora do nosso sistema imunológico, tais como:

  • Pimentão vermelho;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Amêndoas;
  • Sementes de Girassol;
  • Cúrcuma;
  • Chá verde;
  • Mamão;
  • Kiwi;
  • Aves (frango, peru…), entre outros.

Bem, é claro que há outras maneiras de melhorar o sistema imunológico. Caso seus exames apontem carências na sua imunidade, é importante procurar um especialista. O que trouxemos aqui são soluções caseiras que irão ajudar a aumentar as defesas do seu corpo.

A mensagem que fica é: um corpo saudável e um sistema imunológico forte vão te ajudar a prevenir e combater doenças. Se você ainda não tem esses hábitos ou não consome esses alimentos, que tal começar agora? Nunca é tarde para nos darmos uma chance.

Perguntas frequentes

  • O que é o sistema imunológico?

    O sistema imunológico é um complexo conjunto de células e órgãos que têm como principal atuação a proteção do nosso organismo contra determinadas infecções.

  • Como aumentar a imunidade?

    Há diversas maneiras de se fazer isto, seja através de mudanças em hábitos e/ou estilos de vida, como também com a alimentação.

  • Um bom sistema imunológico previne doenças?

    Em sua grande maioria, sim. Mas há casos, como por exemplo a Covid-19, em que só um sistema imunológico forte não é suficiente. Mas ainda assim, quanto mais forte ele for, melhor.

Qbemqfaz.com.br

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento