Economia
7ª Rondônia Rural Show é aberta em Ji-Paraná; governador propõe debate sobre alternativas de transporte
Publicado por
3 anos atrásem
Por
Redação - Rute
A greve dos caminhoneiros que protestam contra o preço do combustível deve provocar uma reflexão sobre a necessidade de ampliar os modais de transporte como ferrovia e hidrovia, disse o governador Daniel Pereira disse nesta quarta-feira (23), na abertura da 7ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.
O evento, que reúne produtores, pesquisadores, expositores variados e instituições de crédito, acolhe delegações de Cuba, Coreia do Sul, Argentina, Bolívia e países africanos.
O governador também pediu à cúpula do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária ) ajuda para combater a violência no campo através da titulação de terras na área rural, onde se produz alimentos e razão da Rondônia Rural Show.
Numa reflexão sobre a origem da feira, que começou como instrumento de suporte para a agricultura familiar, Daniel Pereira exaltou o ex-governador Confúcio Moura, que idealizou o evento e participou de todos até 2017.
O discurso do governador incluiu a educação ambiental como caminho para o desenvolvimento sustentável. “Não por modismo, mas necessidade para garantir qualidade de vida às futuras gerações”, acrescentou.

Daniel Pereira: “a educação ambiental não deve ser encarada como modismo, mas como necessidade para o bem das futuras gerações”
Para o governador, o desenvolvimento também não pode ser travado pela burocracia e indicou que as secretarias dos municípios devem tratar do licenciamento ambiental, deixando apenas os casos mais complexos para a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
O embaixador alemão Georg Witschel é um dos convidados e está desde terça-feira (22) em Ji-Paraná. Ele disse que seu país contribui com tecnologia para o desenvolvimento sustentável através dos mecanismos utilizados para a legitimação de posse como o Programa Terra Legal.
APRENDIZADO
A agricultura tem muito o que aprender com os produtores agrícolas de Rondônia, afirmou o representante cubano Miguel Lopez, que também veio prospectar negócios na feira. “Temos interesse em importar alimentos e levar tecnologia na área de piscicultura”, anunciou entre elogios à Rondônia Rural Show.
Outro que veio para a feita e que já conhece o potencial do estado para futuros negócios foi o empresário sul-coreano Jung Yung. Ele disse que ficou impressionado com a visão do governador Daniel Pereira em buscar a melhor tecnologia para implantar em Rondônia. Yung previu que alguns setores da economia mundial perderão espaço, mas a agricultura, avaliou, “seguirá forte”.
A 7ª Rondônia Rural Show está distribuída entre dezenas de estandes, onde é possível travar contato com a mais moderna tecnologia, fazer negócios e aprender. As instituições de crédito também estão presentes e divulgam linhas favoráveis aos produtores.
Pequenos e grandes agricultores circulam orgulhosos ao lado de homens de negócios de segmentos variados fazendo com que a feira seja, ainda, espaço para confraternização.
A 7ªRondônia Rural Show tem programação durante todo o dia e prossegue até sábado.
Mais destaques
-
Jesualdo cotado para o governo, Follador questiona compra de 80 carros pelo Fundo de Erradicação da Pobreza, Redano denuncia prática de reserva de mercado
-
Dois Africanos apresentam principais sucessos musicais durante 7ª Rondônia Rural Show em homenagem ao Dia da África
-
Força produtiva do Estado é destacada por Maurão de Carvalho na abertura da Rondônia Rural Show

Pátio solicita a Mendes reforço das forças de segurança em investigação sobre morte da presidente do Sanear

Atolamento causa fila com mais de 200 caminhões parados em estrada de MT

Presidentes das Associações Comerciais de MT participam de reunião estratégica da Facmat

Prefeitura regulariza atendimentos na Upa Sul em Porto Velho
