Conectado por

Rondônia

74% do público-alvo foi vacinado contra sarampo e poliomielite em Guajará-Mirim, diz Nuvepa


Compartilhe:

Publicado por

em

Pelo menos 74% do público-alvo já foi imunizado contra o sarampo e a poliomielite em Guajará-Mirim (RO), cidade a pouco mais de 330 quilômetros de Porto Velho. A informação é do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Nuvepa).

Porém, como a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95% para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) segue com as vacinações nas escolas do município.

De acordo com o Ministério da Saúde, Rondônia tem um caso de sarampo registrado. Mas o maior surto foi registrado no Amazonas. O Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018. Sete pessoas morreram devido à doença no país, sendo quatro em Roraima e três no Amazonas.

A campanha nacional de vacinação contra a doença e a poliomielite atingiu metade do público-alvo esperado, ainda conforme a Saúde.

Segundo a responsável pela Rede de Frio da Nuvepa, Zilda Santos, apesar de mais da metade das crianças já estarem imunizadas, o município precisa atingir a meta estipulada.

“Nosso quantitativo está bom, mas a meta é de 95%. Por isso, agora vamos para as escolas”, destacou.

A mobilização, que começou no início deste mês, se estende até o dia 31 de agosto. Apesar disso, somente após atingir a meta, a vacina contra o sarampo estará disponível para o público adulto no município.

Até o momento, três casos suspeitos de sarampo foram notificados pelo Nuvepa na cidade. Consultado, o órgão infomou que ainda aguarda os resultados dos exames para confirmação ou não dos casos.