Conectado por

Nacional

7 multas que podem fazer perder sua CNH

Publicado por

em

Algumas multas podem ocasionar a perda da sua CNH, além de prejuízos financeiros. Conheça algumas das situações em que o direito de dirigir pode ser suspenso.

Continua após a publicidade

Respeitar a legislação de trânsito é fundamental não apenas para evitar receber multas, mas para garantir a segurança de pedestres e motoristas. Nem sempre isso ocorre e existem multas que podem fazer perder sua CNH e devem ser mais um ponto de atenção.

A questão é que nem sempre as pessoas habilitadas parecem tão preocupadas com isso. Um indicativo é que o Detran do Acre notificou mais de 2,3 mil motoristas por multas e infrações em junho.

O problema é que essas pessoas podem não apenas ter que pagar o valor da infração, pois, dependendo do ato cometido, podem perder o direito de dirigir.

Multas que podem fazer perder sua CNH

Conheça algumas das multas que podem fazer com que se perca do direito de dirigir temporária ou definitivamente.

  1. Dirigir ameaçando os pedestres

Quando houver ameaça aos pedestres e o motorista for flagrado, ele terá o direito de dirigir suspenso imediatamente. Deverá ficar de 2 a 8 meses longe do volante, conforme a penalidade recebida, e se for reincidente, de 8 a 18 meses.

  1. Dirigir alcoolizado

Volante e direção sempre foram uma combinação perigosa, pois colocam todas as pessoas próximas em perigo. Mesmo sabendo disso, quem insiste em cometer essa infração pode ter o direito de dirigir suspenso imediatamente por um período de 12 meses.

  1. Dirigir em alta velocidade

Quem é pego nos limites acima do radar costuma receber uma multa de trânsito e precisa pagar por ela. Quando a velocidade está acima de 50% do limite permitido, a penalidade é ainda maior e a pessoa pode perder sua CNH por um período de 2 a 7 meses.

  1. Levar criança menor de 7 anos na moto

Provavelmente já deve ter visto muita criança na garupa da moto, mas pouca gente sabe que isso pode fazer com que o motorista seja suspenso. Quando ocorre esse tipo de flagrante, o condutor fica de 1 a 3 meses sem a CNH.

  1. Dirigir moto sem capacete

Tanto o motorista como o garupa precisam estar de capacete ao andar de moto. Se esse item de proteção não estiver presente, é possível perder sua CNH por um período de 1 a 3 meses.

  1. Participar de competição em via pública

O nome pode não parecer familiar, mas se chamarmos de racha fica mais de identificar do que se trata.  Carros competindo para saber qual atinge a maior velocidade ou chega primeiro em um determinado ponto, colocando todos ao redor em perigo, suspendem a CNH de 4 a 12 meses.

  1. Não socorrer a vítima

Infelizmente, acidentes de trânsito podem ocorrer e, nesse caso, o motorista tem obrigação de socorrer a vítima. Se ele se eximir dessa responsabilidade, pode perder a CNH de 4 a 12 meses e sofrer outras penalidades.

Portanto, em todas as situações é preciso parar, verificar se os envolvidos estão bem e se existe alguma coisa que possa fazer para ajudá-los, como chamar uma ambulância.

Cuidado com a soma das multas

Não são todas as multas que podem fazer perder sua CNH imediatamente, mas elas somadas podem levar a esse resultado.

Os motoristas que somarem 21 pontos ou mais em um período de 12 meses de todas as infrações de trânsito cometidas terão o direito de dirigir suspenso ao chegar ao limite.

Dessa forma, isso os impede de realizar diversas coisas, como contratar um seguro, já que para fazer uma cotação de seguro auto você precisa ter uma CNH válida.

Além disso, vários cargos hoje em dia exigem uma habilitação, então isso restringe o número de vagas de emprego ou até mesmo pode fazer você perder o seu atual, dependendo do cargo que ocupa.

Dessa forma, você deve ficar atento a essas e outras infrações para evitar quaisquer tipos de problemas.

Essas são algumas das multas que podem fazer perder sua CNH e para quem não quer ter esse direito suspenso é preciso respeitar as leis de trânsito.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *