Conectado por

Economia

Comércio abre 5.000 vagas de emprego temporário no Espírito Santo


Compartilhe:

Publicado por

em

Vagas são uma oportunidade para desempregados que buscam efetivação. Expectativa é de que seja contratado o dobro de pessoas que o mesmo período do ano passado.

P U B L I C I D A D E

Sair do índice de desempregados e conseguir uma contratação efetiva é a expectativa das cinco mil pessoas que conseguirão uma vaga de emprego temporária no Espírito Santo, no último trimestre deste ano.

A expectativa de contratações, de acordo com a Federação do Comércio, é o dobro do último ano em que 2,5 mil pessoas foram contratadas temporariamente.

A maior parte dessas vagas é para o comércio, na função de vendedor de loja, e se estendem para o setor de serviços. Essas oportunidades são a esperança de mais de 200 mil desempregados voltarem ao mercado de trabalho.

Efetivada

Depois de um ano sem emprego, Luana Barbosa, de 27 anos, foi efetivada como assistente de atendimento de um shopping em Vila Velha, na região metropolitana de Vitória, após contração temporária.

Formada em Comunicação Social em São Paulo, ela voltou para o estado para ficar mais próxima a família. “Logo que vim morar aqui, fui contratada por uma construtora, mas alguma obras pararam e a empresa começou a demitir. Como tinha acabado de entrar, fui demitida. É uma situação muito angustiante, distribuí muitos currículos”, conta.

Morando com a família, ela aproveitou o período de desemprego para se atualizar e fez cursos na área de Marketing. Em julho deste ano, começou na recepção cobrindo férias e não saiu mais. “A pessoa que ocupava a vaga, retornou e mudou de cargo. Me perguntaram se eu queria ficar e aceitei”.

Dicas

A empresária Ana Claudia Groberio tem loja em um shopping de Vitória com nove funcionários e também trabalha na administração de outras dez lojas. Uma das vagas temporárias abertas em seu negócio foi preenchida recentemente.

“Se entra um funcionário com um resultado além do esperado, ele pode substituir alguém ou entrar na loja. Quando as vendas são mais altas, o quadro de funcionários aumenta e aí quem chega como temporário e faz um bom desempenho, fica com a vaga”, afirma.

A empresária declarou que também teve caso como da Luana que, de contratação temporária de férias com duração de 30 dias, virou emprego fixo.

“Às vezes as pessoas te surpreendem. Como a gente não quer perder aquele funcionário, acaba dando um jeitinho de mantê-lo na empresa”, revela e adiciona que proatividade, ideias novas e iniciativa tornam o profissional mais desejado pela empresa.

As dicas também são compartilhadas pela consultora de Recursos Humanos Martha Zouain. Ela recomenda que o profissional deve assumir o cargo como se fosse definitivo e mostrar dinamismo, empatia e bom relacionamento interpessoal.

 Especialista em Recursos Humanos dá dicas para ter contrato efetivado, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Especialista em Recursos Humanos dá dicas para ter contrato efetivado, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

“Recomendo isso porque o nível de engajamento que um profissional efetivo vislumbra a longo prazo é maior que o temporário. É muito importante ter disciplina para mostrar o melhor que tem para oferecer e as competências”.

Otimismo

A Federação do Comércio no Espírito Santo (Fecomércio-ES) estima que 3 mil a 5 mil pessoas sejam contratadas temporariamente para as vendas do final do ano e supera as contratações do último ano, em que 2500 pessoas conseguiram um emprego provisório.

De acordo com o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, a previsão é de que até 30% dos contratos temporários, ou seja 1.500 pessoas, sejam efetivados.

“Nós estamos com uma expectativa otimista, juntando grandes datas de venda, que é o natal e a blackfriday. Tivemos um ano tumultuado, de indefinição política que repercutiu em vários setores e a expectativa de venda no comércio não foi contemplada. Caso essa expectativa se cumpra, teremos uma taxa de 20% a 30% de efetivações”.

 José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES — Foto: Divulgação/Fecomércio-ES

José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES — Foto: Divulgação/Fecomércio-ES

A expectativa positiva da Federação em relação ao ano passado não segue a tendência nacional. Sepulcri explica que o otimismo é decorrente da definição eleitoral, que dá aos empresários do setor segurança para investimentos, principalmente no cenário estadual.

O diretor da Fecormércio José Antônio Pupim avalia o contexto como positivo e favorável para os desempregados no Estado .

A geração de três mil vagas agora na proximidade do Natal no setor de comércio, a possibilidade de que 20% dessas pessoas serão contratadas, isso traz um impacto bastante positivo, até porque o comércio não está bom por causa do desemprego, então se a economia melhora ela gera empregos tudo melhora” avalia o diretor.

Vagas

Um dos polos que estão com contratações abertas é o de confecções da Glória, em Vila Velha. Os interessados devem enviar currículo para vagas@modagloria.com ou comparecer em uma das lojas que estão com aviso de contratação imediata.

Economista

O economista e professor universitário Mário Vasconcelos explica que essas vagas que sempre são abertas nos finais de ano são muito importantes para tirar pessoas do desemprego e aumentar a arrecadação pelo consumo.

“Essas vagas aquecem o mercado porque quando estão desempregadas, as pessoas param de consumir. Existe um otimismo neste ano de aumento de vendas no comércio”.

O especialista ainda dá dicas para que o emprego provisório seja transformado em efetivo: “procurem fazer um bom trabalho, sejam bastante proativas visando essa contratação”.

Porém, Mario alerta para o endividamento. “Esse é um trabalho provisório que pode virar uma contratação efetiva ou não. Sejam comedidas no consumo para depois desse período não saírem desempregados e endividados”, aconselha.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br