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5 passos para se tornar um influenciador digital

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Quer se tornar um influencer, mas não sabe por onde começar? Se você está lendo esse texto é porque a resposta é sim! Fique ligado nas dicas a seguir e aprenda a dar os primeiros passos nesse mundo totalmente digital.

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Primeiro é preciso refletir sobre o que de fato é ser um influenciador digital. Existem pessoas com milhões de seguidores e outros com números na cada dos mil e mesmo assim ambos podem ser considerados influencers.

Um influenciador é basicamente alguém que tem poder de influenciar um determinado grupo de pessoas. Para que isso aconteça é preciso despertar o interesse e o engajamento desse público. Com essas características surgem:

  • Os nanoinfuenciadores(aqueles com menos de 10 mil seguidores),

  • Os microinfluenciadores (entre 10 mil e 100 mil),

  • Os macroinfluenciadores ( chegam entre 100 mil e 1 milhão),

  • Os megainfluenciadores (com mais de 1 milhão de seguidores).

Também existem as celebridades que acabam se tornando influenciadores na internet.

Conseguir que na sua rede de seguidores, as pessoas queiram comentar e compartilhar o seu conteúdo é um desafio. E, não é tão simples, mas com planejamento e dedicação é possível chegar ao topo. Vamos às dicas!

Para quem você quer falar?

Definir o seu nicho de mercado é o primeiro passo, pois assim é possível criar um conteúdo personalizado e mais assertivo. Definir um tema também atrai as marcas que tem relação com o tal assunto, ou seja, conforme você vai crescendo pode encontrar patrocinadores interessantes.

Para definir um tema é importante você ter conhecimento sobre o que deseja falar. O que nos leva ao próximo tópico.

Conhecimento sobre o assunto

Se você escolheu um tema muito específico é importante que você conheça bem sobre o assunto. Caso você ainda não tenha o nível de conhecimento necessário, diversos cursos online podem te ajudar nesse processo de aprendizagem.

Uma característica dos influenciadores é a criação de conteúdos que eles se identificam de alguma forma. Falar sobre o que você gosta ajuda a tornar cada passo um pouco mais fácil.

Conteúdo relevante

O que o seu público quer saber? Investigar as dores e desejos do seu público é uma ótima forma de criar conteúdo. Faça uma pesquisa por meio de um formulário, procure entrevistar algumas pessoas que tem o perfil do público-alvo, leia os comentários presentes nos posts dos influencers que já são referência no assunto e veja o que as pessoas estão dizendo.

Saber produzir o que o seu público quer ver é fundamental, mas saber apresentar de forma criativa e cativante é o grande desafio para que as pessoas comentem de forma positiva e voltem.

Interaja com o público

Chame as pessoas para participarem de suas discussões nem que seja com críticas e sugestões. Sempre que houver um comentário procure responder, pois a proximidade com as pessoas é uma das características de um bom influenciador.

Muitos influencers no início apostam em sorteios e enquetes para atrair engajamento.

Tenho um planejamento e o siga

O comprometimento e a dedicação são essenciais para se tornar um influenciador de sucesso, portanto certifique-se de ter uma periodicidade em relação às suas postagens e deixe o seu público saber disso.

Por exemplo, defina quantos conteúdos irá postar por semana, qual horário, qual o assunto de cada um deles e, como será o gatilho de conexão com o público. Faça também um roteiro para seguir nas produções em vídeos, pois ajuda a construir uma história com começo, meio e fim.

Depois de todas essas dicas, podemos dizer que ser influencer não é tão fácil como parece. Pois, como todo trabalho é preciso investir tempo e muita dedicação. Será que você tem o perfil para ser um influenciador? Além de se questionar e fazer uma autoavaliação, o teste vocacional online pode ajudar nesse processo de autoconhecimento e descobertas de seus pontos fortes. O importante é você correr atrás de seus sonhos de forma consciente.

Fonte: Assessoria