Conectado por

Saúde

5 formas ao seu alcance de combater estresse e ansiedade


Compartilhe:

Publicado por

em

O ritmo acelerado de vida faz com que a população no geral lide mal com o gerenciamento de tempo dos próprios sentimentos mediante à rotina corrida. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo – 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) sofrem com essa doença. Com a quarentena, o número de queixas de ansiedade e estresse subiu em 80%, de acordo com levantamento feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

P U B L I C I D A D E

Para aliviar a tensão que a incerteza sobre o futuro e o distanciamento social trouxe, existem práticas que podem ser mantidas sem sair de casa e que ajudam a equilibrar a mente. Confira quais são!

1 – Pensamento no agora

Existem diversos tipos de meditação – todas elas praticam uma atitude diferente sobre os próprios pensamentos. Uma das técnicas da meditação que pode ser usada em qualquer hora do dia é o pensamento no presente.

Grande parte da sensação de ansiedade vem do hábito de não lidar com agora e manter as próximas tarefas o tempo todo na mente. Se concentrar no momento presente é uma das formas de relaxar e afastar a ansiedade. É o que explica Joana Curado, psicóloga, terapeuta corporal, instrutora de yoga e fundadora do espaço Viver Yoga, em São Paulo:  “Tudo o que se faz com presença, atenção, consciência, pode ser considerado meditação. Então, a sugestão sempre é: esteja o quanto for possível presente no que você está fazendo”.

“Estar aqui, pensando no que já aconteceu ou no que poderá acontecer, é um grande desperdício de um tempo que não volta; afinal, o único momento que existe é este aqui e agora”, diz a psicóloga.

2 – Exercícios de respiração

Respirar é a ação consciente e constante mais vital para a vida, e essa ação, quando feita incorretamente, pode levar à piora do estresse, hipertensão e depressão. Um dos motivos é que, quando o ser humano está nervoso, a respiração tende a ser mais rápida, o que deixa o cérebro em estado de alerta. Já quando se está calmo é lenta e profunda, o que provoca tranquilidade.

Tendo em isso em vista, ter o controle do ritmo da respiração, principalmente em momentos de tensão, é uma das formas de manter as emoções sob controle. “Exercícios de respiração são muito úteis e importantes, porque há uma ligação direta entre a qualidade de nossa respiração e a qualidade de nossa vida”, explica Joana.

3 – Prática de yoga

O yoga é uma prática milenar que alia corpo e mente na busca pelo bem-estar físico, mental e espiritual. As técnicas utilizadas para o exercício são muito procuradas por quem deseja aprender a lidar com os próprios pensamentos, porque cada movimento demanda concentração e alinhamento entre o externo e o interno. Atualmente, existem diversas formas de participar de aulas de maneira segura, seja online ou presencialmente, com o uso de máscara e distanciamento.

“Como não há separação entre corpo, mente e emoções, praticar yoga é buscar a saúde integral, e por isso é uma grande ferramenta de autoconhecimento e autolapidação, pois salienta a importância do corpo como estratégia para a aquisição de estados meditativos ou estados elevados da consciência. Dessa forma, o yoga permite aliviar a tensão e rigidez do corpo e da mente, desenvolvendo força física, mental e emocional”, esclarece Joana Curado.

“Costumo sempre falar para os alunos que um corpo flexível, leve e suave tende a corresponder a uma mente flexível, leve e suave; e um dos primeiros benefícios a serem observados com a prática é um estado de leveza e tranquilidade em substituição à ansiedade”, conclui.

4 – Prática de pilates

Em geral, atividades físicas favorecem a melhora na qualidade de vida por liberar no organismo a endorfina – hormônio diretamente associado à sensação de prazer. O pilates se destaca entre as modalidades de exercícios por ser diferente do que é praticado comumente em academias, utilizando movimentos diversificados para condicionar todo o corpo, além de também utilizar a concentração e a respiração como parte do processo de treino. Vale lembrar que, apesar de haver aulas online de pilates, é necessário se certificar se o tutor é formado na faculdade de Fisioterapia ou Educação Física, pois apenas profissionais da saúde podem lecionar nesse caso.

5 – Aeróbicos

Outra forma de atingir uma grande descarga de energia e estimular a liberação da endorfina é a partir dos exercícios aeróbicos – aqueles que usam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos e geralmente provocam respiração mais ofegante e maior transpiração.

Além da liberação do hormônio do prazer, os aeróbicos estão ligados à redução da adrenalina e do cortisol, responsável por manter o corpo tenso e em alerta. Em casa, é possível pular corda, fazer polichinelos, correr – caso haja esteira ou quintal espaçoso – e até mesmo dançar.

ASSESSORIA

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br