Conectado por

Entretenimento

5 dicas profissionais para fazer o churrasco perfeito em casa


Compartilhe:

Publicado por

em

Um bom churrasco é menu perfeito para reunir os amigos e a família em qualquer ocasião. Essa paixão nacional é sempre bem-vinda, seja de dia ou à noite, faça frio ou calor.

E é claro que, além das bebidas e acompanhamentos tradicionais, as carnes são o ponto alto da festa. Por mais simples e festivo que seja seu preparo, há uma série de técnicas e truques para deixar o churrasco impecável. Vamos a elas?

Atenção à churrasqueira

Quem tem o espaço aberto e adequado para a churrasqueira de carvão só precisa se preocupar com a sua limpeza e em acender as chamas com segurança. Moradores de apartamentos ou espaços fechados podem apostar em uma boa churrasqueira a gás, capaz de assar com a mesma intensidade e textura, mas sem a emissão de fumaça da combustão do carvão que pode incomodar os vizinhos. Esse modelo atinge as temperaturas programadas e as mantêm estáveis durante todo o preparo das carnes.

 

Providencie espetos, grelhas, um garfo grande e longo para manipular a peças de carne, tábua para corte e uma faca própria para carnes.

 Quantidade e variedade das carnes

A estimativa para saciar os presentes e evitar desperdícios é calcular 400 gramas por pessoa.  

Se 20 pessoas estão convidadas, o ideal é comprar 8 quilos de carnes que podem ser divididas entre cortes de peças grandes, como picanha, maminha, alcatra e fraldinha, além de menores porções de acompanhamentos, como linguiças, frango e cortes suínos como lombo, costelinha e pancetta. 

Temperos e molhos

Ouse e vá além do clássico sal grosso. Após colocá-lo para salgar as peças de carne e começar a assá-las aposte em molhos e outros temperos durante seu preparo:
– Maminha combina com manteiga, azeite e ervas como tomilho.

– Molho barbecue cai muito com costelinha suína

– As asinhas e sobrecoxas de frango ficam ainda mais saborosas com temperos como curry, molho verde, barbecue e alho.

– Cortes vermelhos como fraldinha, alcatra e maminha ficam ainda saborosos e suculentos com o molho chimichurri.

– Maionese com alho é um excelente acompanhamento para linguiças e pode incrementar pãezinhos na churrasqueira. 

Assando com a temperatura e ponto certo

Para a churrasqueira a carvão, acenda o fogo e espere em torno de meia hora a 40 minutos até que as brasas se estabilizem. Peças grandes devem ficar mais longe das chamas por um período prolongado e enroladas em papel alumínio. Já os filés e cortes menores devem ficar a próximo das brasas controladas entre 10 e 15 minutos.

Evite as labaredas que sobem por causa das gotas de gordura que caem das peças de carne. Para controlar as chamas, evite lançar água na churrasqueira e use cinzas ou areia para abafar o fogo.

Não deixe faltar acompanhamentos clássicos

Por mais bem temperado e tenro que esteja o churrasco, ele precisa de alguns acompanhamentos básicos e muito queridos pelos brasileiros. Não podem faltar:

 – Salada de folhas verdes
– Molho vinagrete

– Farofa

– Pães de alho

– Queijo coalho

– Opções de legumes na brasa para eventuais convidados vegetarianos: cogumelos, abobrinha, berinjela e batata.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *