Conectado por

Geral

5 curiosidades de um dos jogos mais populares do mundo: o bingo!


Compartilhe:

Publicado por

em

O bingo é um dos jogos mais populares do mundo há mais de três séculos. Há registros do jogo na Itália, no século XVIII. Da origem humilde, o jogo tomou força e popularidade internacional nos Estados Unidos, tornando-se uma indústria milionária.

Hoje, além das casas convencionais, o bingo online é jogado em todo mundo. Talvez o bingo online tenha ainda mais força que o formato tradicional, pois pode ser acessado pela internet mesmo em países onde o jogo é proibido, como o Brasil.

São muitas curiosidades desse jogo tão antigo e popular. É por isso que listamos as cinco principais. Confira!

1 – O maior jackpot de bingo do mundo 

 

Em 2012, o maior jackpot já registrado foi entregue na Inglaterra. O vencedor foi um senhor chamado John Orchard, e ele levou para casa nada menos do que 6 milhões de Libras (quase R$ 30 milhões).

O prêmio foi ganho na modalidade do bingo online. Orchard apostou apenas 30 libras para ganhar esse incrível prêmio. Após a obtenção do prêmio, Orchard se aposentou, trocou seu Renault Clio por um Jaguar XF (ao custo de 40 mil Libras) e passou a viver uma vida de luxos juntamente com sua esposa. O prêmio obtido pelo jogador superou o anterior, que era de 5,1milhões de libras, conquistado por um jogador de bingo online na Grécia.

2 – Os jogadores de bingo mais famosos do mundo

O bingo possui a fama de ser um jogo para idosos e aposentados. Mas isso está longe de ser verdade. O jogo é utilizado em escolas para ensinar raciocínio lógico e números para crianças. Ele também é disputado por diversas celebridades, seja pela emoção da disputa ou em partidas de caridade.

A rainha da Inglaterra é uma das figuras mais famosas desse grupo. Dizem que ocorrem diversas partidas no Palácio de Buckingham em ocasiões familiares.

Surpreendentemente, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo é outro famoso a revelar que gosta de disputar partidas de bingo. Em 2012, ele comentou, durante uma entrevista para um jornal português, que o jogo costuma ser disputado entre os jogadores nas concentrações, como forma de integrar o grupo.

Nas partidas de caridade, muito comum nos Estados Unidos, diversos famosos de Hollywood participam, como Russel Crowe, Seth Rogen, Catherine Zeta-Jones, entre outros. O jogo de caridade é a principal atividade utilizada pelas paróquias católicas americanas para se manterem. 

3 –  Diferenças entre o bingo americano e o britânico

Muitos não sabem, mas o jogo disputado nos Estados Unidos é diferente daquele da Inglaterra. As regras principais são praticamente as mesmas: bolas numeradas são sorteadas e os jogadores devem completar as cartelas numeradas para ganhar o jackpot.

A principal diferença é que na versão americana são 75 bolas numeradas. Na Inglaterra, o jogo possui 90 bolas numeradas (formato mais utilizado no Brasil). O de 75 bolas oferece uma probabilidade muito maior de o jogador vencer em comparativo com o de 90 bolas.

No entanto, o formato inglês costuma dar prêmios mais generosos.

4 – Como surgiu o bingo

No início de sua história, datada de 1530, o jogo era chamado “Lo Giuco del Lotto D’Italia”. Como o próprio nome indica, era um jogo popular na Itália. Posteriormente, há registros do jogo na França, no final do século XVIII, onde era chamado “Le Lotto”. Era jogado pela alta sociedade francesa. Já no final do século XIX, os alemães utilizavam o jogo para ensinar matemática, ortografia e história nas escolas.

No século XX, o jogo já possuía um formato muito similar ao de hoje em dia. Da Inglaterra, onde era conhecido como “Beano”, foi introduzido nos Estados Unidos, na década de 1930.

Foi lá que foi reformulado, foram criadas as cartelas numeradas, passou a chamar “Bingo” e se popularizou em todo o país. Os Estados Unidos também foram berço para o bingo online, com a criação do jogo Bingo Blitz, nos anos 1990.


5 – Quantas pessoas jogam bingo no mundo?

Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas no mundo joguem eventualmente. O número engloba os jogadores das casas de jogo tradicionais e os jogadores de bingo online.

Outro número surpreendente é o do público feminino: cerca de 80% dos jogadores são mulheres, entre 30 e 50 anos.

Esse número deve mudar, pois há um investimento forte das casas de jogo e dos sites de bingo online para também atrair um público mais jovem e diversificado. Na Inglaterra já existe até mesmo uma festa com a temática do bingo, com shows no palco e rodadas de bebidas enquanto acontece nas partidas.

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento