Conectado por

Saúde

O que é cisto de útero?


Compartilhe:

Publicado por

em

Um cisto uterino, também chamado de fibroma uterino, mioma ou fibromioma, é um crescimento tecidual no útero. Estes crescimentos são muito comuns. Até 75% das mulheres têm um cisto uterino em algum momento de suas vidas.

P U B L I C I D A D E

Os cistos uterinos geralmente não são malignos, mas causam grande preocupação. Eles são de dois tipos:

Cistos endometriais

Endométrio é o revestimento interno do útero. Às vezes, por motivos ainda mal conhecidos, esse tipo de tecido pode começar a crescer em outros lugares. Se acontecer, isso se denomina endometriose. Se o tecido chegar aos ovários, um cisto se forma, chamado cisto endometrial. Esse cisto pode ser apenas um ou pode ser um em cada ovário. Embora muitas vezes sejam pequenos (menos de 5 centímetros), esses cistos podem atingir até 20 cm ou mais de diâmetro.

Cistos miometriais

Os cistos miometriais são cistos vistos no miométrio (camada muscular do útero) e podem ser diferenciados adequadamente com base na localização e nas características sonográficas ou do Doppler. Os cistos uterinos que crescem para dentro do útero são conhecidos como miomas submucosos e os que se desenvolvem para fora do útero são ditos miomas subserosos.

Quais são as causas do cisto no útero?

As causas da maioria dos cistos no útero ainda não são bem conhecidas. O cisto de Naboth, por exemplo, que se forma na superfície do colo do útero, é devido ao acúmulo de muco liberado pelas glândulas de Naboth, que ficam no colo do útero. Esses cistos são bastante comuns, especialmente naquelas mulheres que já tiveram filhos, e eles não significam que ela esteja com câncer.

Quais são as principais características do cisto no útero?

Algumas mulheres que têm cisto endometrial não apresentam nenhum sintoma e podem nem saber que têm um cisto até que o médico o sinta durante um exame pélvico ou o veja na ultrassonografia. Outras sentem dor ou percebem pressão.

Os miomas podem causar dor pélvica, problemas de fertilidade, sangramento menstrual intenso ou prolongado e problemas na bexiga. Os miomas submucosos podem causar sangramento intenso durante o período menstrual e dificultar a gravidez da mulher. Os miomas subserosos podem pressionar a bexiga ou o reto, causando incontinência urinária ou constipação. Ocasionalmente causam dor nas costas se eles crescerem na parte de trás do útero e pressionarem os nervos que cercam a medula espinhal.

Como o médico diagnostica o cisto no útero?

O primeiro passo para o diagnóstico do cisto no útero é uma detalhada história clínica. Em seguida, um exame físico pode ser capaz de sentir o cisto. Um exame de imagem pode ser feito com uma ultrassonografia ou ressonância magnética. Um exame de sangue pode ajudar a verificar se há câncer, se a mulher está grávida ou se há uma infecção.

Outra maneira de verificar um cisto uterino é através da laparoscopia. Durante esta cirurgia, o médico fará uma pequena incisão no umbigo e inserirá uma câmera fina que permite que ele veja os cistos de perto, avalie seu tamanho e decida como melhor tratá-los.

Resultado de imagem para cisto no útero

Como o médico trata o cisto no útero?

Grande número de cistos não requerem tratamento, a menos que os sintomas sejam graves. Para estabelecer um tratamento, o médico irá considerar a idade da paciente, a intensidade da sua dor e se ela pretende ou não engravidar no futuro. Com base nisso, ele escolherá, junto com a paciente, um plano de tratamento que pode incluir: espera vigilante, acompanhada periodicamente pelo médico; medicamento para ajudar a diminuir o cisto e cirurgia para retirada do cisto.

Às vezes, o médico pode apenas drenar o fluido em um cisto. Se a paciente está certa de que não deseja engravidar no futuro ou se ela estiver fora desta possibilidade, o médico poderá remover o útero, em alguns casos.

Resultado de imagem para cisto no útero

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br