Conectado por
Governo de Rondônia

Mato Grosso

35 casos de racismo são denunciados à polícia em Mato Grosso nos primeiros 4 meses do ano

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Nos quatro primeiros meses deste ano, 35 casos de racismo foram denunciados à polícia em municípios de Mato Grosso. Os dados são do setor de estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).

As denúncias aumentaram em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2017, 31 casos haviam sido denunciados.

Em abril do ano passado, o Coletivo Negro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) denunciou um post de cunho racista feita por um universitário. Na postagem, o jovem se diz triste porque a comercialização de negros foi encerrada.

Após a repercussão da publicação, o autor do texto diz que foi ‘infeliz’ no comentário.

Mais de um quarto dos casos do estado foram registrados em Cuiabá. No município, 13 denúncias foram feitas no período analisado.

Apesar do alto número, os casos diminuíram, em comparação com o ano passado, quando 16 denúncias foram feitas.

No início do mês, a fotógrafa Mirian Rosa foi alvo de racismo em Cuiabá. Ela registrou um boletim de ocorrência depois de receber áudios no WhatsApp em que é chamada de ‘mucama’, ‘saco de lixo’, ‘crioula maldita’ entre outros xingamentos.

O suspeito confessou ter xingado a fotógrafa, mas negou ser racista.

O crime de racismo é previsto na Lei 7.716 de janeiro de 1989 por “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, etnia, religião, ou procedência nacional”.

Injúria racial

Ainda segundo a Sesp, 172 casos de injúria racial foram registrados no estado no mesmo período. Cuiabá lidera o ranking de casos com 53 denúncias.

Apesar da semelhança, os crimes são diferentes.

Enquanto a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça.