Conectado por

Alimentação

22 dicas para ter uma relação mais saudável com a comida em 2022


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Faço um convite: comece o ano em paz com a comida. Para isso, incorporar e criar novos hábitos é essencial. Compartilho neste artigo 22 dicas para ter uma relação mais saudável com a comida em 2022.

Não é uma fórmula mágica, mas a construção de um modo de viver mais presente, de momento a momento. Você pode experimentar um passo novo a cada refeição, praticando Mindful Eating, o comer com consciência plena.

Preparamos 22 dicas para você vivenciar no dia a dia. São diversas maneiras de trazer mais consciência e atenção para o momento da refeição. Escolha como agregar na sua vida, transformando velhos hábitos e abrindo espaço para novos.

Veja as 22 dicas para ter uma relação mais saudável com a comida em 2022:

  1. Desligue os eletrônicos: cultivar a presença ao comer começa retirando as distrações. Que tal colocar o botão off enquanto você come? A mente não consegue estar atenta a duas coisas ao mesmo tempo, por isso é importante desligar os aparelhos eletrônicos e se conectar com a comida na sua frente.
  2. Prepare o ambiente em que irá comer: esse pode ser um momento de transição, arrumando o lugar e se preparando para a refeição.

  3. Sente-se para comer: é algo simples e poderoso, quando comemos de pé, andando ou em frente a geladeira o corpo não desacelera para comer e saborear o alimento. Existe um senso de urgência para terminar logo a tarefa.
  4. Faça 2-3 respirações conscientes: a respiração é uma âncora para o momento presente e pode ser um suporte para se conectar com o corpo.
  5. Note os sinais de fome antes de começar a comer: após a respiração, se conecte ao corpo e perceba os sinais de fome. Aos poucos ficam mais claros de perceber, como um vazio na barriga, ronco no estômago, sensação de azia, cansaço, tontura, entre outros.
  6. Observe sua comida: note as cores, formas e texturas. Aprecie a beleza de cada alimento.
  7. Sinta os aromas: perceba os cheiros das comidas e investigue quais te atraem.
  8. Explore a comida com suas mãos: sinta as diversas texturas dos alimentos com as mãos.
  9. Mastigue a comida: a mastigação pode ser um aliado para desacelerar, sentir os sabores e ajudar no processo de digestão e absorção dos nutrientes.
  10. Saboreie cada pedaço: deguste a comida e sinta o prazer de comer. Quando não estamos atentos ao que a boca está comendo, perdemos os sabores e não nos satisfazemos ao comer.
  11. Note os sons ao comer: você já notou o som do crocante e como esperamos ouvir o “croc croc” ao morder? Observar os estímulos do corpo ajudam a entender melhor a sua vontade de comer. 
  12. Pegue uma porção menor do que está acostumado: muitas vezes pensamos na fome, ao invés de sentir. Experimente pegar uma porção menor e comer mais pausadamente, sabendo que pode repetir a comida.
  13. Pause e cheque seu estômago: no meio da refeição, pause e cheque o quanto ainda quer de comida e escolha se quer parar ou continuar comendo.

  14. Pratique uma garfada por vez: a cada garfada repouse os talheres no prato, depois de engolir você irá preparar nova garfada. Desacelere e note como as mãos buscam os talheres enquanto estão repousados.
  15. Atenção aos pensamentos que surgem ao comer: perceba o pode e não pode ou certo e errado. Grande parte desses pensamentos são criados e temos a possibilidade de desconstruir.
  16. Perceba a conexão com a comida: de onde a comida vem? Qual a trajetória até chegar às suas mãos?
  17. Seja grato: agradeça ao alimento que está disponível para você comer.
  18. Desacelere: escolha comer mais pausado, com atenção e consciência. Cultive a tranquilidade enquanto come.
  19. Aprecie o que está comendo: escolha os ingredientes da leveza e alegria para apreciar o momento da refeição.
  20. Atenção ao comer e falar: vamos fazer várias refeições com outras pessoas e convivemos ao redor da mesa. Experimente ao contar uma história, repousar os talheres.
  21. Checar o corpo ao parar de comer: leve atenção para notar os sinais do corpo ao acabar a refeição. Como está a sensação de cheio na barriga? Perceber as sensações te ajudam a guiar o momento de parar de comer.
  22. Coma para se sentir satisfeito e não cheio: ao terminar, note a satisfação com a refeição. Perceba que a satisfação é diferente de se sentir cheio e se aproxime das sensações um passo por vez.

A comida é um reflexo de como lidamos com vários aspectos da vida, e cuidar dessa relação pode ser transformador. Vamos cultivar mais atenção ao comer?

“Uma respiração por vez. Um passo por vez. Uma mordida por vez.” Char Wilkins

 

 

Terra.com.br

Publicidade
Betfair

ALE-RO

ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento