Investidores internacionais e especialistas participaram do painel da ApexBrasil dentro da agenda do hub de inovação Blue Earth e conheceram exemplos bem-sucedidos de conservação ambiental e geração de valor na exposição “Afluentes: Caminhos e Histórias do Fundo Amazônia”.

Londres - O Brasil esteve no centro das discussões internacionais sobre sustentabilidade e desenvolvimento econômico ao liderar o painel “Fundo Amazônia: promovendo bioeconomia, conservação e resiliência”, na quinta-feira 25, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE) e do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), no Blue Earth, um dos principais hubs de inovação da  London Climate Action Week (LCAW - em português Semana de Ação Climática de Londres). O espaço reuniu investidores, empresas, formuladores de políticas públicas e especialistas interessados em conhecer novas soluções sustentáveis e modelos de negócios para a economia do futuro. 

Reforçando a atuação brasileira na transformação da Amazônia como polo global de bioeconomia, inovação e investimentos sustentáveis, o painel foi aberto pelo embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota. Ele destacou o reposicionamento do país na agenda ambiental e o papel da retomada do Fundo Amazônia. “Um dos primeiros atos do presidente Lula, ao assumir este terceiro mandato em 2023, foi reativar o Fundo da Amazônia. Isso não foi uma ação tecnológica, mas sim uma forma de transmitir a mensagem de que o Brasil, mais uma vez, reconhece a Amazônia como uma de suas prioridades e tem responsabilidade sobre as questões ambientais”, disse, acrescentando que o Fundo, criado em 2008, é baseado em uma ideia simples e poderosa, que é reconhecer e recompensar resultados concretos na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável nacional.   

Durante o painel, que integra a programação da LCAW, considerada um dos principais fóruns globais sobre clima, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, a gerente de Relações Institucionais e Governamentais da ApexBrasil, Carla Duarte, reforçou que a Amazônia é uma região diversa com cerca de 30 milhões de habitantes e múltiplas realidades, onde muitas pessoas dependem diretamente dos recursos da floresta para viver. “A ApexBrasil tem trabalhado mostrar o potencial da região, atrair investimentos e apoiar atividades econômicas que contribuam para a sustentabilidade. Nosso objetivo é ajudar a gerar mais valor para produtos sustentáveis para fortalecer essas cadeias produtivas e apoiar de desde a adaptação dos produtos até processos de certificação e preparação para exportação. Trabalhamos com agricultores familiares, comunidades tradicionais, povos indígenas e diferentes grupos locais. Essa diversidade é um ativo importante e buscamos conectar esses produtores a mercados internacionais”, explicou. Outra iniciativa da bem-sucedida da ApexBrasil, de acordo com ela, é trazer compradores internacionais. “Até o momento, já trouxemos 125 compradores internacionais, que geraram mais de US$ 50 milhões em negócios para as comunidades locais. Estamos muito orgulhosos desses resultados, porque eles demonstram que é possível promover o desenvolvimento econômico da Amazônia de forma sustentável, beneficiando não apenas as comunidades locais, mas também contribuindo para uma agenda global”, finalizou.

Exposição “Afluentes: Caminhos e Histórias do Fundo Amazônia” revela exemplos de biodiversidade e geração de valor 

O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Capobianco, reforçou a importância do Brasil na agenda verde global. “Tivemos muitos avanços na construção e implementação de soluções globais na área da bioeconomia. A proteção ambiental e o enfrentamento às mudanças do clima fazem parte das ações do atual governo brasileiro”, reforçou. Os participantes do evento puderam ver alguns destes avanços na exposição “Afluentes: Caminhos e Histórias do Fundo Amazônia”, realizada paralelamente ao painel, no local. Promovida pela ApexBrasil e BNDES, com apoio do MMA, a mostra destaca iniciativas de conservação, inovação e desenvolvimento de cadeias de valor na Amazônia brasileira.

A presença brasileira fez parte de uma estratégia mais ampla da ApexBrasil durante a London Climate Action Week, que reuniu iniciativas voltadas à promoção da bioeconomia, da inovação e da economia criativa, além de reforçar o posicionamento do país como parceiro estratégico para enfrentar os desafios globais da transição sustentável. A programação incluiu ainda o Brazil Creating Fashion for Tomorrow (BCFT), que destacou a bioeconomia no setor da moda e promoveu a conexão entre criatividade e impacto socioambiental, com ênfase no bioma Caatinga. Ao reunir essas iniciativas, o Brasil apresentou resultados concretos da união de esforços para alinhar conservação ambiental, geração de renda e competitividade internacional.  

Assessoria de Imprensa da ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br