O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) abre inscrições para uma série de projetos educativos gratuitos em 2026, voltados a escolas, estudantes e educadores de todo o país. As iniciativas abrangem atividades online e presenciais em áreas como astronomia, meteorologia, geofísica e mudanças climáticas, com foco na divulgação científica, apoio ao ensino básico e aproximação entre a universidade e a educação básica. Inscrições em https://www.iag.usp.br/noticias/projetos-escolas-2026

  1. O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) está com inscrições abertas para diferentes projetos de extensão que, ao longo de 2026, levarão conhecimento sobre as ciências da Terra e do Universo para escolas de todo o Brasil. As iniciativas são gratuitas e incluem oficinas, cursos, atendimentos virtuais, observações astronômicas em tempo real e programas voltados à formação de professores e ao estímulo de jovens para a ciência.

Entre os projetos disponíveis está o Projeto Cecília, oferecido nas modalidades online (para escolas públicas de todo o Brasil) e presencial (para escolas públicas de São Paulo). A iniciativa promove oficinas com experimentos científicos que abordam conceitos de astrofísica, meteorologia e geofísica, voltadas a alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas. Para a modalidade presencial, as escolas devem estar localizadas em distância de 50 quilômetros do IAG-USP. Escolas elegíveis para modalidade presencial também podem se inscrever para modalidade online, desde que preencham o formulário duas vezes (uma para cada modalidade). As inscrições seguem abertas até o dia 8 de fevereiro.

O IAG oferece o Atendimento Astronômico para Escolas, do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos), do Ensino Fundamental II  e do Ensino Médio. Cada sessão inclui uma palestra em vídeo sobre temas de astronomia, seguida de um momento de interação ao vivo para dirimir dúvidas, com linguagem adequada à faixa etária. Os atendimentos são conduzidos por alunos de graduação e pós-graduação da USP, sob coordenação docente e as inscrições já estão abertas.

Voltado para professores das áreas de Física, Química e Matemática o Astronomia para docentes do Ensino Médio, começa em 7 de março de 2026. O curso será realizado integralmente em ambiente virtual, ao longo de nove meses, totalizando 239 horas. As atividades incluem aulas gravadas disponibilizadas semanalmente, videoconferências obrigatórias aos sábados à tarde, com duração de uma hora e encontros virtuais mensais, também aos sábados, das 14h às 18h. Estão sendo oferecidas 120 vagas, com inscrições que abriram em 15 de dezembro de 2025 e que vão até 31 de janeiro de 2026. Haverá sorteio público das vagas no dia 12 de fevereiro de 2026, às 10h, pelo YouTube. O curso é gratuito.

O programa contempla aos professores uma formação abrangente em Astronomia e Astrofísica, articulando fundamentos teóricos e conceitos essenciais para a prática docente no Ensino Médio. Entre os temas abordados estão a evolução dos telescópios, a radiação e a estrutura do átomo, o Sistema Solar, exoplanetas e a formação de sistemas planetários, a vida e morte das estrelas, galáxias, cosmologia e a origem e evolução do Universo. Ao longo do curso, os participantes também estudam fenômenos como buracos negros, matéria e energia escura, lentes gravitacionais e a formação de estruturas em larga escala, promovendo uma atualização científica sólida e alinhada aos avanços contemporâneos da área, com foco na aplicação pedagógica dos conteúdos em sala de aula.

Outra iniciativa é o Terra & Universo na Escola (TUnE), que oferece apoio pedagógico remoto a estudantes da educação básica por meio de plantões de dúvidas em física e astronomia. O projeto conta com a atuação de estudantes da USP como monitores e disponibiliza palestras online, realizadas ao vivo, conforme demanda de professores do Ensino Fundamental II e Médio. Pais e mães ou demais responsáveis devem indicar a opção de atendimento a tarefas escolares no formulário de inscrição, enquanto os docentes podem solicitar o atendimento em sala de aula virtual.

No campo da meteorologia, o Projeto Eunice – Tempo Bom para Aprender Meteorologia Online, propõe atividades práticas e experimentos simples, desenvolvidos com materiais acessíveis, para explorar temas como meteorologia e mudanças climáticas. Totalmente a distância, o curso é direcionado a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública e inclui apostilas, videoaulas, atividades em formato de quizz e atendimento aos alunos por plataforma digital. As turmas, com 20 a 40 estudantes cada, terão duração de uma semana e ocorrerão em três períodos distintos, entre abril e maio de 2026. As inscrições estarão abertas de 2 a 27 de fevereiro de 2026.

A observação direta do céu integra a programação do IAG por meio do programa Telescópios na Escola. A iniciativa utiliza telescópios robóticos operados remotamente, permitindo que estudantes e professores realizem observações astronômicas em tempo real, sem a necessidade de conhecimento prévio em astronomia. Os participantes escolhem os objetos a serem observados, planejam as atividades e aprendem a trabalhar com os dados coletados, com apoio da equipe do projeto.

Esse programa é desenvolvido em parceria com um consórcio de instituições acadêmicas de diferentes regiões do país, incluindo universidades federais e centros de pesquisa. As escolas participantes são conectadas a telescópios instalados em observatórios no estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Paraná, além de unidades vinculadas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para participar, as escolas devem solicitar o uso dos telescópios por meio de formulário, e as observações são agendadas pela equipe do projeto.

Voltado à promoção da equidade de gênero nas ciências, o Astrominas – Empoderando as Meninas Através da Ciência, busca aproximar jovens alunas da universidade e de mulheres cientistas, incentivando o interesse e a permanência em carreiras científicas e tecnológicas. O programa é destinado a meninas entre 14 e 17 anos, regularmente matriculadas na educação básica e a abertura das inscrições será anunciada nas redes sociais e no site do IAG.

Mais informações sobre todos os projetos, regulamentos e formulários de inscrição podem ser consultadas diretamente no site do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. inscrições em https://www.iag.usp.br/noticias/projetos-escolas-2026.

Páginas dos Projetos

Projeto Cecília - https://www.iag.usp.br/cultext/projetos/cecilia
Terra & Universo na Escola - https://sites.usp.br/tune/
Projeto Eunice - Tempo Bom para Aprender Meteorologia Online:  https://www.iag.usp.br/cultext/projetos/eunice
ASTROMINAS – Empoderando as Meninas Através da Ciência - https://sites.usp.br/astrominas/
Telescópios na Escola - http://www.telescopiosnaescola.pro.br/ - 
Atendimento Astronômico para Escolas - https://www.iag.usp.br/noticias/atendimento-astronomico-01.2026-virtual
Astronomia para Docentes do Ensino Médio - https://www.iag.usp.br/eventos/curso-ead-astronomia-docentes-apd-2026

Sobre o IAG/USP - O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo é um dos principais pólos de pesquisa do Brasil nas áreas de Ciências Exatas e da Terra. A missão é contribuir para o desenvolvimento do país, promovendo o ensino, a pesquisa e a difusão de conhecimentos nessas áreas, aspirando reconhecimento e liderança pela qualidade dos profissionais formados e pelo impacto da atuação científica e acadêmica.

Na graduação, o IAG recebe em seus três cursos 80 novos alunos todos os anos. Já são mais de 700 profissionais formados pelo IAG, entre geofísicos, meteorologistas e astrônomos. Os quatro programas de pós-graduação do IAG já formaram mais de 870 mestres e 450 doutores desde a década de 1970. O corpo docente também tem posição de destaque em grandes colaborações científicas nacionais e internacionais.


SENSU Consultoria de Comunicação