Especialista da Afya explica como o consumo frequente dessas bebidas afeta os dentes e orienta sobre cuidados
O consumo de bebidas ricas em acidez aumenta durante o período de confraternizações de fim de ano. Bebidas como vinhos, espumantes, cervejas, energéticos, refrigerantes e sucos podem impactar a saúde bucal, especialmente o esmalte dentário.
A presença de ácidos nessas bebidas altera o pH da boca e provoca o amolecimento do esmalte, que é a camada mais externa e altamente mineralizada do dente. Carina Lelia Muniz, dentista e coordenadora de Odontologia da Afya São Lucas, explica: “O consumo frequente pode causar desgaste, sensibilidade e até alterações estéticas, deixando o esmalte mais frágil e suscetível”.
De acordo com a especialista, alguns sinais podem indicar que o esmalte está sendo afetado. “Sensibilidade ao tomar algo gelado, dentes mais amarelados, bordas dos dentes da frente mais translúcidas e superfícies muito lisas e brilhantes podem indicar erosão ácida”, explica Carina.
As bebidas destiladas, apesar de serem menos agressivas do ponto de vista erosivo, também exigem atenção. A especialista esclarece que “o destilado puro pode ser menos agressivo, mas ele deixa a boca mais seca”.
A diminuição da saliva compromete o efeito de neutralização e remineralização dos dentes. “A saliva é fundamental para manter o pH equilibrado. Quando há redução, o dente fica mais suscetível, principalmente à ação de bactérias”, acrescenta Carina Muniz.
Além disso, há equívocos comuns em relação aos cuidados com os dentes. Um deles, segundo a especialista, é acreditar que o refrigerante zero não causa danos. “Isso é mito. O problema do refrigerante zero não é o açúcar, mas a acidez da própria composição, que também altera o pH bucal”, alerta.
Outro erro frequente é escovar os dentes logo após o consumo dessas bebidas. “Nesse momento, o esmalte já está amolecido pela ação do ácido. Se a pessoa escova imediatamente, pode agravar ainda mais o desgaste”, pontua.
O ideal, segundo a especialista, é aguardar entre 30 e 60 minutos antes de realizar a escovação, permitindo que o esmalte se recupere antes da higiene. Outras mudanças de hábito também ajudam a minimizar esses impactos sem que seja necessário deixar de aproveitar as celebrações. “Beber água após o consumo dessas bebidas ajuda a neutralizar o meio bucal”, orienta.
Manter uma rotina adequada de cuidados bucais, especialmente antes de dormir, também é essencial. “Consumir doces, bebidas ácidas e dormir sem escovar os dentes pode trazer consequências importantes para a saúde bucal”, reforça.
Com equilíbrio e atenção, é possível aproveitar o período festivo sem comprometer o sorriso. “Não é preciso deixar de consumir essas bebidas, mas sim adotar hábitos que evitem grandes desgastes e problemas futuros”, conclui Carina Muniz.
Afya Amazônia
A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado de Rondônia conta com duas instituições de graduação (Afya Centro Universitário São Lucas e Afya Ji-Paraná). Tem ainda dez escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Acre (1), Pará (4) e Tocantins (3). Além delas, a Afya também está presente na região com outras 3 unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO).
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.


0 Comentários