O lançamento da videoarte “A Valsa das Linguagens Poéticas” ocorrerá no dia 30 de janeiro, sexta-feira, com início às 19h30min, com transmissão simultânea pelos canais da Monocromática Art (https://www.youtube.com/@monocromatica-art) e do coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos (https://www.youtube.com/c/VozeseEnCantosAmazonicos), onde ficarão hospedados, permanentemente, de forma aberta e gratuita, tanto a videoarte quanto a live de lançamento. O evento será mediado pela escritora, diretora e produtora audiovisual premiada Eva da Silva Alves, e contará com acessibilidade em LIBRAS.

Produzida pelo escritor e roteirista J. M. Farias, a videoarte propõe uma experiência estética que articula diferentes linguagens artísticas - poesia, fotografia, pintura e audiovisual - a partir da obra do poeta, artista plástico, fotógrafo e produtor rondoniense Bruno Cruz.

O roteiro tem como eixo condutor poemas do referido artista, escritos ao longo de anos e publicados de forma independente em 2021. Transitando entre o rigor formal da poesia parnasiana e a densidade simbólica própria do simbolismo, Bruno Cruz conquistou uma poética marcada pela introspecção, pela subjetividade e por uma estética que dialoga com o insólito, o existencial e o sensível. A videoarte traduz em imagens, sons e ritmos a complexidade dessas criações, convidando o espectador a um percurso sensível por paisagens poéticas, visuais e simbólicas, nas quais palavra, imagem e som se entrelaçam de forma orgânica.

 

Serviços:

– O quê: Lançamento da videoarte “A Valsa das Linguagens Poéticas”

– Data: 30 de janeiro de 2026 (sexta-feira)

– Horário início: 19h30min

– Transmissão pelo canal da Monocromática Art (https://www.youtube.com/@monocromatica-art) e Vozes e EnCantos Amazônicos (https://www.youtube.com/c/VozeseEnCantosAmazonicos)

– Acessibilidade: Acessível em Libras

 

Fomento:

Esta obra foi produzida com recursos do EDITAL Nº 01/2024/SEJUCEL – SIEC: LPG – AUDIOVISUAL – BOLSAS PARA ARTES EM VÍDEO, VÍDEOS DE DIVERSOS FORMATOS, OBRAS DE VÍDEO ARTES INÉDITAS ACIMA DE 6 (SEIS) MINUTOS, Governo do Estado de Rondônia, Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195/2022), Ministério da Cultura, Governo Federal.