Especialistas da Prove Identity explicam por que as contas de "passagem" continuam sustentando golpes digitais e como prevenir sua abertura

Com o avanço de fraudes digitais e golpes financeiros cada vez mais sofisticados, a segurança nas transações eletrônicas tornou-se prioridade às empresas de todos os setores. Nesse contexto, a Prove Identity, empresa global especializada na verificação e autenticação de identidade digital, destaca que a verificação de identidade via celular é uma das ferramentas mais eficazes para evitar prejuízos financeiros e preservar a reputação corporativa.

O Brasil enfrenta um desafio único: como evitar a abertura de contas de “passagem”. Não existem fraudes ou golpes digitais sem esse tipo de conta, usada para movimentar os valores arrecadados de forma ilícita. O dinheiro originado do golpe é transferido para uma conta de passagem e, em seguida, distribuído para outras contas, dificultando o rastreamento e comprometendo o conceito de “follow the money”. Embora os bancos estejam fazendo sua parte ao suspender contas associadas a fraudes já identificadas, a cada conta bloqueada, novas contas são abertas — e é justamente isso que a Prove Identity busca prevenir. Evitar que contas potencialmente fraudulentas sejam abertas é possível por meio da tecnologia da Prove, capaz de bloquear esse risco antes que o golpe aconteça.



“É muito mais seguro verificar a identidade digital na abertura de conta do que lamentar perdas depois”, afirma Andrea Rufino, Líder de Marketing da Prove Identity para a América Latina. “Nossa tecnologia valida não apenas os dados cadastrais, mas também o comportamento, histórico de uso e até padrões de interação tornando praticamente impossível para fraudadores simularem uma identidade legítima.” 

Rufino destaca que a verificação mobile é uma resposta tecnológica à sofisticação crescente dos golpes digitais, garantindo que apenas usuários legítimos tenham acesso a serviços e transações, protegendo as empresas contra fraudes internas e externas e preservando a confiança de clientes e parceiros.

“É fundamental que as empresas contem com recursos avançados capazes de identificar casos de identidade sintética — perfis fraudulentos criados a partir de documentos de pessoas falecidas, crianças ou dados inexistentes — geralmente usados para abrir contas de ‘passagem’, comenta Andrea Rufino. “Na Prove, conseguimos detectar quando o usuário por trás da transação ou da abertura de conta está vinculado a anomalias que não coincidem com uma identidade digital e ou que possuem características e dados compatíveis com um perfis fraudulentos e evitando prejuízos antes que aconteçam.”

Com mais de 200 milhões de celulares ativos no país, a validação do dispositivo móvel se torna a base para segurança digital. “No Brasil, não existe fraude digital sem a participação de uma conta bancária ou número de celular”, conclui Andrea.

Diante desse cenário, investir em tecnologias de verificação de identidade via celular é uma decisão estratégica para empresas que desejam proteger seus ativos, manter sua credibilidade e se antecipar às ameaças digitais que se tornam cada vez mais complexas.

Sobre a Prove

A Prove faz a identidade funcionar – verificando pessoas reais em tempo real, sem atrito ou suposições. Com a confiança de 19 dos 20 maiores bancos dos EUA e mais de 1.500 marcas líderes em todo o mundo, a Prove ajuda os maiores nomes em bancos, fintechs, cripto, jogos, comércio, seguros e saúde a crescer com confiança. Para saber mais, visite: https://www.prove.com