Com a proximidade do Natal e o recebimento da segunda parcela do 13º salário, milhões de brasileiros saem às compras no varejo de rua, shoppings e no e-commerce para adquirem seus presentes de final de ano. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que os consumidores devem redobrar a atenção nas compras e também intensificar os cuidados com o fornecimento de informações pessoais.
Nesta época do ano, os clientes são bombardeados com ofertas por todos os lados e quadrilhas aproveitam o momento de euforia com o Natal para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando "engenharia social", que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais para o roubo de dados pessoais.
A aglomeração de pessoas e a distração na hora de pagar compras em comércios de rua criam o ambiente ideal para que golpistas descubram a senha e troquem o cartão. Nesta época do ano também são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais.
Criminosos também clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica imperceptível para o cliente ou ainda trocando, por exemplo, uma letra "o" pelo número "0". Por isso, a recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.
"Ao longo deste ano, a Febraban e seus bancos associados investiram de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar toda a sociedade sobre como se conectar de forma segura no mundo cibernético. É preciso estar sempre atento, mas, em épocas como o Natal, em que o volume de compras é muito maior, o cuidado tem que ser redobrado", alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban.
Veja a seguir 15 dicas de segurança para as compras de Natal:
No mundo virtual
Nunca clique em links, e digite você mesmo o endereço da loja no navegador de internet
Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, pedindo que o pagamento seja feito naquele momento para que o cliente não perca o produto
Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos
Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br
Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet
Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência
Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída
Tome cuidado em compras nas redes sociais. O consumidor deve verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores sobre as compras e prazos de entregas
Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 1111 ou 1234), nem anote senhas em papel, no celular, no computador ou em e-mails
Cuidado com o que compartilha nas redes sociais. Um simples post pode dar muitas informações sobre você̂ para golpistas. O que você̂ compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento
Sempre ative a função de segurança "duplo fator de autenticação" em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos e sistemas operacionais
Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou coloque seus dados bancários
Em lojas físicas, shoppings e comércios de rua
Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa
Sempre confira o valor da compra na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança
Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão.
EXPEDIENTE BANCÁRIO - Com a proximidade das festas de final de ano, a Febraban esclarece o funcionamento dos bancos no período.
Nos dias 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal) não haverá expediente bancário e as instituições financeiras não abrirão para atendimento presencial ao público.
As compensações bancárias não são efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
No dia 24/12 (quarta-feira), os bancos terão o horário de atendimento reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília, ou das 8h às 10h nos estados com diferença de 1 ou 2 horas em relação à Brasília.
Já nos dias 26/12 e 02/01 os bancos irão funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal.
O último dia do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será no dia 30/12 (terça-feira).
No dia 31/12 não há expediente bancário e as compensações bancárias não serão efetivadas.
Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
"Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos", explica Faria.
Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.
"Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento", ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
DIARIO DE CUIABA


0 Comentários