Novos formatos familiares ganham espaço e técnicas avançadas tornam o planejamento reprodutivo mais seguro e acessível
O Dia da Família é celebrado em 8 de dezembro no Brasil e em 15 de dezembro em diversos outros países. A data reforça um tema que tem se transformado profundamente: a definição do que é família. Com os avanços da medicina reprodutiva e a ampliação dos modelos familiares, cada vez mais pessoas realizam o sonho de ter um filho com segurança, autonomia e planejamento.
Especialistas da Clínica Paulista de Medicina Reprodutiva (CPMR) estão disponíveis para comentar sobre:
Técnicas de reprodução assistida atualmente disponíveis e suas indicações;
Desafios e etapas para mulheres que desejam ser mães solo;
Opções para casais femininos e masculinos, incluindo uso de doadores, gestação compartilhada, gestação por substituição e preservação da fertilidade;
Tendências para 2026 no cuidado reprodutivo e no aumento da procura pelo congelamento de gametas.
Se houver interesse em conversar com nossos especialistas ao longo de dezembro, fico à disposição para facilitar o contato e agendar entrevistas.
Sobre o Dr. Renato Fraietta | CRM-SP 83.504 RQE 21031
Delegado da Associação Paulista de Medicina (APM) na AMB, dedica-se à Reprodução Humana, à Varicocele e à análise funcional dos espermatozóides com ênfase na Fertilidade Futura, é Professor Adjunto Livre-docente Vice-Chefe da Disciplina de Urologia e Coordenador do Setor Integrado de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor Orientador do Programa de Pós-graduação em Urologia – UNIFESP, Coordenador da Câmara Técnica de Reprodução Humana e Técnicas de Reprodução Assistida do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, residência em Cirurgia Geral pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP , residência em Urologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP , Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação da Disciplina de Urologia na Área de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo, estágio, no exterior, em Reprodução Humana pela Eastern Virginia Medical School-Norfolk, VA, USA.
Sobre a CPMR:
A Clínica Paulista de Medicina Reprodutiva (CPMR), especializada em Reprodução Humana, e com mais de 30 anos de experiência no tratamento de fertilidade, possui profissionais da Escola Paulista de Medicina - da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - que podem contribuir significativamente para essa discussão.
Os profissionais abordam temas relacionados à Fertilização In Vitro, outras técnicas de reprodução assistida e diversos aspectos da reprodução humana, como infertilidade, oferecendo uma vasta experiência e conhecimento para auxiliar casais no planejamento familiar e na busca por soluções.


0 Comentários