Maioria mantém rotina de manutenção recomendada, com 30% dos motoristas realizando a inspeção dos veículos pelo menos duas vezes ao ano



Realizar a revisão periódica dos carros é mais do que uma recomendação, é uma medida essencial de segurança. Fabricantes e especialistas orientam que a manutenção seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses, além da checagem em momentos em que o veículo apresente qualquer comportamento atípico ou suspeito. 

 

Uma pesquisa apurada pela Webmotors, maior plataforma de compra e venda de veículos do Brasil, mostra que os brasileiros mantêm uma rotina consistente de cuidados com seus veículos, seguindo ou até superando as recomendações: 30% realizam revisão pelo menos duas vezes ao ano, enquanto 26% fazem uma inspeção anual e 17% examinam o carro a cada quatro meses

 

A frequência indica uma boa prática de manutenção dos motoristas do país, uma vez que 30% dos respondentes do estudo investem, em média, de R$2,5 a R$5 mil por ano com manutenção. Outros 18% gastam entre R$1,5 e R$2,5 mil, enquanto 17% aplicam mais de R$5 mil.




Mesmo com a manutenção em dia, imprevistos podem acontecer. Segundo a pesquisa, é justamente quando surge um barulho ou comportamento suspeito que 54% dos motoristas decidem levar o carro para revisão. Outros motivadores incluem a proximidade de uma viagem (52%) e a necessidade de trocas específicas, como pneu, bateria ou óleo (47%).




Mariana Perez, CPO da Webmotors, destaca a importância da rotina de revisão de um veículo: “A manutenção preventiva é sempre mais econômica do que esperar um problema aparecer. Componentes como pneus, freios e sistema de arrefecimento sofrem desgaste natural e, quando revisados no tempo certo, garantem segurança e evitam reparos de alto custo. Planejar as revisões e acompanhar o manual do veículo faz toda a diferença na experiência de uso”.



Metodologia

 

Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 18 anos e de todas as classes sociais.

 

Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.

 

Data de coleta: realizada no dia 27 de novembro de 2025.



Conheça a Webmotors Serviços Automotivos

 

A Webmotors Serviços Automotivos é a vertical da plataforma voltada à oferta de jornadas mais práticas, seguras e convenientes para a manutenção veicular, conectando usuários a mais de 11 mil oficinas parceiras qualificadas para a realização de diferentes serviços especializados. 

 

Em maio deste ano, a plataforma iniciou uma parceria com a fabricante de baterias automotivas Moura para oferecer também no aplicativo o serviço de entrega e instalação de baterias automotivas em até 50 minutos, o Moura Fácil. Já em setembro, a vertical ampliou seu portfólio ao iniciar uma parceria com a Campneus para oferecer os serviços de 117 centros automotivos da empresa em seu aplicativo.


Sobre a Webmotors


A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.


Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.