A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa de Leis, alguns questionários para ouvir pessoas ligadas interna e externamente ao Parlamento estadual.

 

Segundo Rafael Figueredo, do setor de Planejamento Estratégico da Alero, a contribuição é de grande importância para realização dessa ação da administração da instituição. Para ele, a participação irá contribuir para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Casa.

 

“É um instrumento de gestão que define, de forma estruturada, os objetivos, diretrizes e prioridades da Assembleia Legislativa para os próximos anos. O planejamento estratégico da Alero tem como foco a modernização institucional, a melhoria dos serviços prestados à sociedade e o fortalecimento da atuação legislativa e administrativa”, disse.

 

Participação

 

Todo o processo terá duração aproximada de seis meses e a expectativa é concluir os trabalhos até o segundo semestre de 2026, seguindo um cronograma dividido em etapas, como diagnóstico, escuta dos públicos, definição de metas e validação institucional.

 

Rafael explicou que a participação ocorrerá por meio de um levantamento diagnóstico, com formulários específicos para os parlamentares e para os demais públicos (servidores, gestores e sociedade civil). A coleta de dados segue até o dia 15 de janeiro de 2026.

 

“Todos poderão opinar sobre o que pode ser aprimorado, quais são os principais desafios e como a instituição pode evoluir nos próximos anos. Os formulários serão disponibilizados digitalmente e terão ampla divulgação nos canais institucionais”, detalhou.

 

Como participar?

 

Parlamentares podem responder o questionário pelo link aqui;

Público interno e externo, e alta administração pelo link aqui.

 

Cada formulário é confidencial, leva de 5 a 8 minutos para ser preenchido e está organizado por temas, o que facilita a participação.

 

“Este é um momento único de construção coletiva. A participação de cada servidor e de cada deputado é fundamental para garantir que o planejamento estratégico reflita a realidade e as necessidades da nossa Casa. Contribuir com ideias, críticas e sugestões é uma forma de cuidar do futuro da Alero e da qualidade dos serviços prestados ao povo de Rondônia”, finalizou Rafael.

 

Texto: Ivanilson Frazão I Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO