Crédito: Sistema OCB

Parceria estratégica usará a capilaridade da OCB para escalar metodologias de fomento e destravar mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e crédito verde



Belém, XX de novembro de 2025 - A Natura e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) anunciaram, durante a COP30, a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) de três anos que busca aprimorar o ambiente regulatório e ampliar o acesso a mecanismos financeiros que impulsionem o crescimento da bioeconomia justa no Brasil, com foco especial na Amazônia.

O ACT prioriza inteligência regulatória e articulação de políticas públicas, com o objetivo de impulsionar incentivos tributários para Sistemas Agroflorestais (SAFs) e produtos da sociobiodiversidade. A iniciativa também prevê o desenvolvimento de modelos inovadores de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o acesso das cooperativas a mecanismos de crédito verde.

Pela parceria, a Natura disponibilizará suas metodologias de desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis, enquanto a OCB contribuirá com sua capilaridade nacional e capacidade de mobilização e representação. O propósito da parceria é replicar práticas bem-sucedidas e ampliar o alcance de soluções que promovem o desenvolvimento econômico com conservação ambiental.

“Para alcançarmos a escala necessária para a bioeconomia prosperar, precisamos nos unir. Esta parceria com a OCB é estratégica porque nos permite levar nossas metodologias a um número muito maior de cooperativas, acelerando a adoção de mecanismos financeiros inovadores. Juntos, podemos destravar políticas públicas que garantam fluxo de valor para quem protege a floresta”, afirma Ana Costa, VP de Sustentabilidade, Jurídico, Reputação e Governo da Natura.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a parceria reafirma o papel estratégico do cooperativismo para o futuro sustentável do país. “As cooperativas são protagonistas da bioeconomia brasileira. Quando fortalecemos quem vive da floresta e com a floresta, ampliamos renda, protegemos modos de vida e garantimos que a Amazônia continue cumprindo seu papel para o Brasil e para o mundo. A união com a Natura reforça que desenvolvimento e conservação caminham juntos, com as comunidades no centro dessa agenda”.

O ACT não prevê transferência de recursos financeiros entre as partes. O foco está na integração de metodologias e na representação política conjunta, com o objetivo de gerar impacto sistêmico e escalar a bioeconomia brasileira.


Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram



Informações para imprensa

Loures Consultoria - natura@loures.com.br