Deputada participa do ato simbólico de inauguração, ao lado de vereadoras, autoridades e lideranças comunitárias (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para Candeias do Jamari com a inauguração da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, realizada na última quarta-feira (19). A solenidade contou com a participação da deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), presidente da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alero, que destacou a relevância do novo espaço para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.

 

O espaço funcionará como um espaço exclusivo para o acolhimento, valorização e defesa dos direitos das mulheres. Entre seus objetivos estão fiscalizar programas municipais de igualdade de gênero e cooperar com entidades estaduais e nacionais no combate à violência contra a mulher. O evento também contou com programação em alusão ao Dia da Consciência Negra, reafirmando o compromisso com a dignidade da mulher, a inclusão e o combate ao racismo.

 

Deputada Ieda Chaves participa da mesa diretiva da solenidade de implantação (Foto: Divulgação)

 

Durante o evento, a deputada ressaltou que as dificuldades enfrentadas pelas mulheres muitas vezes não são percebidas pelos homens, tratando-se de uma questão cultural. “É muito importante que a gente fale para que os homens também possam ouvir”, afirmou. Ela também observou que as desigualdades persistem por fatores culturais e defendeu a ampliação do debate sobre a formação de meninos e meninas. “Nós criamos meninos. Então por que ainda existe tanto machismo? Por que ainda existem tantos casos de feminicídio?”, questionou Ieda Chaves.

 

A parlamentar ressaltou que a procuradoria oferece espaço institucional para identificar demandas e propor políticas públicas. “A lei precisa ser de fato executada. Legislação não nos falta. Se houver alguma política que ainda não exista, temos o poder de aprová-la”, declarou.

 

Público acompanha a cerimônia de instalação da Procuradoria da Mulher, realizada em alusão ao Dia da Consciência Negra (Foto: Divulgação)

 

Trabalho integrado

 

A procuradora da mulher da Câmara Municipal daquela cidade, vereadora Zilmar Domingues (PRB), agradeceu pela instalação do espaço e destacou a importância do trabalho integrado. “Nós vamos trabalhar em rede para levar acolhimento às mulheres candeienses”, afirmou. Ela citou a parceria entre vereadoras, setores do município e a participação da deputada Ieda Chaves na construção de ações conjuntas.

 

Registros

 

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e lideranças. Entre elas, estavam o prefeito Lindomar Garçon (PRB), a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Jucilene Moraes; a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Luciana Saldanha; a vereadora de Jaru, Sol de Verão (PL); a procuradora e ouvidora, Andrea Damascena; a ativista do Movimento das Mulheres, Mara Valverde; o delegado da polícia civil, Sandro Moura; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Paulo Adriano, e a secretária municipal de Assistência Social, Shirlei Barbosa. Também fizeram parte do evento lideranças comunitárias, além da comunidade local.

 

Autoridades e representantes de movimentos femininos durante a solenidade (Foto: Divulgação)


Texto: Etiene Gonçalves I Jornalista
Foto: Divulgação