Com enunciados mais objetivos e textos menos extensos, o exame apresentou equilíbrio entre os conteúdos de Física, Biologia e Química ; Com 50% das questões, a prova de Matemática ampliou o uso de recursos visuais e apresentou uma questão inédita sobre função tangente.

São Paulo, 16 de novembro de 2025 - As provas de Ciências da Natureza e Matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, aplicadas neste domingo (16), mantiveram a tendência de contextualização prática dos fenômenos físicos, biológicos e químicos e exercícios matemáticosDe acordo com especialistas do SAS Educação, a estratégia de aproximação dos conteúdos de situações concretas e reais tem como um de seus objetivos a avaliação da análise, leitura crítica e interpretação dos estudantes.

“O exame trouxe cinco questões ambientais abordando o aquecimento global e seus impactos, em linha com discussões atuais da COP30, que acontece em Belém/PA. Além disso, medidas para redução de CO₂, reaproveitamento de resíduos animais e ações de mitigação referente ao vazamento de óleo no oceano estiveram dentre os temas abordados”, comenta Pedro Lopes, Supervisor de Avaliações do SAS Educação.

Segundo Vinicius Beltrão, Gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Educação, outras questões atuais também ganharam destaque nas perguntas de Biologia, como, por exemplo, o processo de produção de vacinas e o lagarto monstro-de-gila, cuja toxina tem sido usada para o desenvolvimento de substâncias antidiabéticas.

Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Educação, ressalta que a prova ainda explorou aplicações cotidianas da Física, com ênfase para a substituição de energia elétrica convencional por energia fotovoltaica (painéis solares), a poluição térmica em usinas termonucleares e o uso de sensores baseados em radiação eletromagnética (REM). “A fototaxia, fenômeno físico por meio do qual as mariposas são atraídas pela luz, foi tema de questão contextualizada com trecho da música ‘As Mariposas’, do cantor e compositor Adoniran Barbosa. Além disso, uma pergunta inspirada em um quadrinho da Turma da Mônica discutiu como a frequência sonora pode provocar a quebra de objetos”, acrescenta o professor.

Matemática amplia análise gráfica e surpreende com função tangente inédita

De forma geral, os especialistas avaliam que a prova de Matemática se destacou pelo grande volume de recursos visuais, uma vez que 25 questões incluíram tabelas, gráficos ou imagens, sendo que algumas exigiam a leitura simultânea desses recursos. Lógica e interpretação também dominaram a avaliação, com exercícios contextualizados em práticas cotidianas - do pace de corredores às vendas em livrarias e à projeção de alunos em cursos de idiomas -, reforçando a estratégia de um exame centrado na leitura de dados.

Segundo Fernanda Abreu, Editora de Matemática do SAS Educação, a prova apresentou ainda questões interdisciplinares, uma envolvendo iluminância (unidade de medida) e modelagem do comportamento do hormônio cortisol. “Entre os conteúdos tradicionais, surgiram logaritmos em um item autoral que exigia domínio das propriedades, além de uma questão específica com base em uma função trigonométrica pouco comum no Enem e que pode elevar a dificuldade para os candidatos: a tangente, representada por um gráfico associado à imagem de um recipiente”, conclui.