De 13 a 17 de outubro, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), câmpus Porto Velho Zona Norte, realiza a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento reconhecido como um dos maiores de divulgação científica do país. Com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a programação convida a comunidade a mergulhar em experiências que unem conhecimento, inovação e consciência ambiental.

A SNCT tem como objetivo principal popularizar a ciência e a tecnologia, promovendo o diálogo entre pesquisadores, estudantes, professores e a sociedade em geral. A proposta é mostrar como a ciência pode ser uma ferramenta de transformação social e melhoria da qualidade de vida, especialmente diante dos desafios climáticos atuais.

 

Abertura com autoridades e incentivo à pesquisa

 

A cerimônia de abertura contou com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro Barbosa, do Diretor-Geral do câmpus Porto Velho Zona Norte, Jeferson Cardoso e do chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professor Sérgio Loss.

O presidente da Fundação Rondônia – FAPERO, Paulo Haddad, foi o palestrante convidado e destacou a importância de inserir os alunos no universo da pesquisa desde cedo: 

“É essencial que os estudantes tenham contato com o mundo da pesquisa, que se aprofundem e continuem fomentando esse universo.”

 

O Diretor-Geral do câmpus, Jeferson Cardoso, reforçou a relevância do evento:

 “A Semana envolve um tema de enfrentamento, de abordagem ampla, que é de interesse de todos.”

O chefe do departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professor Sérgio Loss, ressaltou a expectativa positiva para os dias de atividades “A semana será produtiva, cheia de discussões pertinentes, com a participação de excelentes profissionais com o compartilhamento de muitas experiências”

 

Programação diversificada e experiências imersivas

 

A SNCT no IFRO Zona Norte oferece várias atividades, como oficinas, palestras, minicursos, práticas laboratoriais e seminários de apresentação de projetos. A programação é voltada para professores, estudantes, pesquisadores, empresários, gestores públicos, líderes comunitários e entusiastas da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

 

A proposta é construir redes de contato e promover experiências colaborativas, contribuindo para o desenvolvimento local e regional. A abordagem da cultura oceânica como ferramenta para enfrentar as mudanças climáticas reforça o compromisso do IFRO com a educação ambiental e a formação cidadã.

 

Confira a programação completa: https://www.even3.com.br/22-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-ifropvhzn-634040/