Ao longo de mês, várias datas chamam a atenção para a saúde: Dia mundial da artrite reumatoide, dia do médico, dia mundial da osteoporose, dia mundial da psoríase e dia nacional de luta contra o reumatismo

Outubro é um mês marcado pela mobilização em torno de diversas causas de saúde, entre elas, a conscientização sobre as doenças reumáticas. Essas condições englobam mais de 120 enfermidades diferentes, que vão muito além das conhecidas “dores nas articulações”. Elas podem comprometer músculos, ossos, tendões e até órgãos internos, afetando de maneira significativa a qualidade de vida de milhões de pessoas. 

No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 15 milhões de pessoas são acometidas pela doença. Com sintomas que variam de dor crônica, rigidez e inchaço até fadiga intensa, as doenças reumáticas podem limitar a mobilidade e dificultar atividades simples do dia a dia. O diagnóstico precoce e o acompanhamento especializado são essenciais para garantir qualidade de vida e evitar complicações.

“Muitos ainda acreditam que o reumatismo é apenas uma dor da idade. Esse é um mito perigoso, porque várias doenças reumáticas podem acometer pessoas jovens, inclusive crianças. Quanto antes o diagnóstico é feito, maiores são as chances de controlar a doença e preservar a funcionalidade”, afirma a reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg.

Datas de conscientização

Durante o mês, diversas datas reforçam a necessidade de olhar com atenção para a saúde reumática e o papel dos profissionais envolvidos.

  • 12 de outubro – Dia Mundial da Artrite Reumatoide: condição inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações, podendo gerar deformidades e perda funcional se não tratada adequadamente.
  • 18 de outubro – Dia do Médico: data que celebra a dedicação dos profissionais de saúde, incluindo os reumatologistas, fundamentais no diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas.
  • 20 de outubro – Dia Mundial da Osteoporose: doença silenciosa que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas, muitas vezes descoberta apenas após a primeira ocorrência.
  • 29 de outubro – Dia Mundial da Psoríase: enfermidade autoimune que se manifesta na pele e pode evoluir para artrite psoriásica, comprometendo articulações e mobilidade.
  • 30 de outubro – Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo: momento para ampliar o debate público, combater preconceitos e incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças.

“Essas datas reforçam a importância da informação e do combate ao preconceito. Muitas vezes, pacientes sofrem em silêncio ou têm sintomas minimizados, quando na verdade precisam de investigação cuidadosa e tratamento adequado”, acrescenta Goldenstein Schainberg.

A atuação do reumatologista é fundamental nesse contexto. É esse especialista que avalia os sintomas, solicita exames adequados e indica o tratamento mais eficaz para cada paciente. Acompanhamento regular pode reduzir dores, preservar a mobilidade, prevenir deformidades e proporcionar uma vida com mais autonomia.

“Nosso papel é mostrar ao paciente que ele não está sozinho. Hoje temos tratamentos modernos que ajudam a controlar a inflamação, reduzir as dores e manter uma vida ativa. O mais importante é que ninguém deve conviver com dor sem procurar ajuda especializada”, reforça a médica Cláudia Goldenstein Schainberg.

As ações de outubro buscam ampliar o conhecimento sobre as doenças reumáticas, derrubar mitos e reforçar a importância do acompanhamento médico. Informação é o primeiro passo para quebrar estigmas, incentivar a prevenção e garantir mais qualidade de vida para os pacientes.

 

Sobre a Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg

Com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos.

A Dra. Cláudia declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo. Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância.

Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.


  • Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg
    Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg