Evento em Vila Nova de Teotônio resgata tradição histórica, promove turismo de pesca internacional e movimenta cultura, lazer e economia local
O festival marca a retomada histórica da pesca esportiva na região da antiga Cachoeira de Teotônio, que volta a ser palco de competições e atividades culturais, fortalecendo o potencial turístico da capital e colocando Porto Velho de vez no mapa internacional da pesca esportiva.
TRADIÇÃO
De acordo com o secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, o festival integra as ações de valorização do turismo esportivo na Amazônia e traz Porto Velho para o circuito nacional e internacional da modalidade.
(1).jpg)
A programação contará com o XIII Torneio de Pesca da Sopescar, dividido em duas modalidades:
-Dia 27/09 (sábado): prova de caiaque, individual, pela manhã;
-Dia 28/09 (domingo): largada de barcos a motor, logo nas primeiras horas da manhã.
Além das competições, o público poderá acompanhar depoimentos de moradores tradicionais, apresentações culturais, shows musicais, gastronomia regional, exposição de parceiros e transmissão ao vivo das pescarias em um telão instalado no espaço gourmet.
INSCRIÇÕES E PREMIAÇÕES
%2010_06_23_d18f512b.jpg)
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial desenvolvido em parceria com o Data-RO Inteligência Territorial.
RESGATE HISTÓRICO
A antiga Cachoeira do Teotônio foi, por décadas, um símbolo da pesca rondoniense e da vida comunitária local. O resgate dessa tradição, agora em formato de festival, fortalece não só a memória da comunidade, mas também projeta Porto Velho como Capital da Pesca Esportiva da Amazônia.
O rio Madeira, palco do torneio, é reconhecido mundialmente por sua diversidade: são mais de 1.050 espécies catalogadas, tornando o Madeira o rio com maior variedade de peixes no planeta. Essa riqueza atrai praticantes da pesca esportiva de várias partes do Brasil e do mundo, especialmente da Europa e de estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.ESTRUTURA E SEGURANÇA
O evento conta com o apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Semtran, Funcultural, Emdur e Seinfra, garantindo infraestrutura, segurança e conforto para pescadores e visitantes.
O PVH Pesca Show 2025 será, sem dúvida, um marco no calendário turístico e cultural de Porto Velho, promovendo esporte, lazer, economia criativa e integração comunitária.
Texto: Jhon Silva
Fotos: Leandro Morais/ Secom/ Cláudio Hikague/ Acervo Guariba Lodge/ Acervo Amazon Roosevelt
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
0 Comentários