Operação conjunta flagra extração ilegal de madeira na Floresta Amazônica; maquinário foi destruído e material doado à subprefeitura.

Foto: PMMT/Reprodução

Uma área de extração ilegal de madeira foi fechada na manhã da última terça-feira (29/7), na zona rural de Colniza (MT), durante uma operação do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio do Bope. A ação faz parte da Operação Hot Spot, integrada à Operação Tolerância Zero contra crimes ambientais.

As equipes chegaram ao local após receberem um alerta de desmatamento na região do distrito de Guatá, dentro da Floresta Amazônica. Ao chegarem, os policiais flagraram o funcionamento de uma serraria móvel e viram um homem operando o maquinário. Ele fugiu para a mata e não foi localizado, apesar das buscas.

Foram apreendidos cerca de 60 metros cúbicos de toras de madeira, entre brutas e beneficiadas. O local não possuía autorização para exploração florestal nem Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que configura crime ambiental.

A madeira apreendida foi doada à subprefeitura de Guatá. Já os equipamentos usados na extração ilegal, como a serraria móvel, foram inutilizados no local. A Polícia Militar registrou boletim de ocorrência e adotou as medidas cabíveis.

*Sob supervisão de Gene Lannes