EUIDEAL - O senador Confúcio Moura (MDB) se posicionou contra o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornando-se o único representante de Rondônia no Senado Federal a defender a permanência do magistrado na Corte.
Seus colegas de bancada, os senadores Marcos Rogério (PL) e Jaime Bagattoli (PL), ambos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, manifestaram apoio ao afastamento de Moraes, acompanhando a ala conservadora do Senado que vem pressionando pela abertura do processo.
O debate sobre o impeachment do ministro ganhou novo fôlego após o governo dos Estados Unidos aplicar sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky, legislação internacional que permite sanções a agentes públicos acusados de violações graves de direitos humanos. As medidas adotadas por Moraes, como prisões preventivas e restrições a investigados, têm sido alvo de críticas de setores políticos e da opinião pública internacional.
Até o momento, 33 senadores se declararam favoráveis ao impeachment de Moraes, enquanto 19 se manifestaram contrários. Os demais ainda não declararam posição publicamente.
A postura de Confúcio Moura reforça seu perfil moderado e institucionalista, em contraste com a crescente polarização no Congresso. Ele vem defendendo o equilíbrio entre os Poderes e a estabilidade democrática como princípios fundamentais. Em declarações anteriores, o senador já havia demonstrado desconforto com pautas de confrontação direta ao Judiciário.
A expectativa agora gira em torno da condução do tema pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que ainda não deu sinal de que irá avançar com o processo. A pressão, no entanto, tende a crescer nas próximas semanas com a repercussão internacional e a mobilização da base bolsonarista.
FONTE: EU IDEAL
0 Comentários