Educação infantil, criatividade e decoração estão entre os temas mais procurados no Google, indicando alta demanda por presentes personalizados e atividades escolares
Faltando um dia para o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (10), o interesse dos brasileiros pela data deu um salto expressivo, segundo análise da agência Do Follow, com base em dados do Google Trends nos últimos 90 dias (5 de maio a 5 de agosto).
O volume de buscas pelo termo “dia dos pais” atingiu seu pico máximo nesta semana (100 pontos), após um crescimento constante desde o fim de julho. A tendência reflete um movimento típico de sazonalidade, mas com destaque para a busca por homenagens personalizadas, atividades escolares e presentes simbólicos.
Fonte: Google Trends - análise do termo de busca “dia dos pais” no período de maio a agosto de 2025.
Entre os assuntos relacionados em maior ascensão, destacam-se com aumento repentino “lembrança dia dos pais”, “decoração dia dos pais”, “atividades para educação infantil” e “presente criativo”, além de assuntos como criatividade (mais de 600%) , gravata (mais de 550%) e caneca (mais de 200% de aumento) – o que sugere um forte interesse por itens feitos à mão ou com significado afetivo.
“Mais do que o consumo imediato, os dados mostram que o público está em busca de experiências e gestos simbólicos para celebrar a data. Isso se reflete especialmente na alta das buscas ligadas à educação infantil, criatividade e artes visuais”, analisa Carolina Glogovchan, CEO e especialista em SEO na Do Follow.
Destaques regionais
A análise também revelou que o interesse pelo tema é especialmente alto em estados como Alagoas, Bahia, Roraima, Santa Catarina e Pernambuco, onde o volume de buscas superou a média nacional. O dado indica oportunidades para marcas e instituições que desejam realizar ações segmentadas e adaptadas ao perfil regional do público.
Fonte: Google Trends - estados com maior intenção de busca pelo termo “dia dos pais”
O que isso significa para marcas?
A proximidade da data comemorativa traz um alerta para marcas que ainda podem se beneficiar da última janela de comunicação antes do domingo. Conteúdos que oferecem soluções rápidas e inspiracionais, como ideias de lembrancinhas, playlists temáticas, cartões personalizados ou vitrines decoradas, tendem a ter boa receptividade.
Além disso, otimizar esses conteúdos para SEO e ferramentas de IA Overview pode ampliar significativamente o alcance nesse período de alta demanda. Incluir termos em ascensão pode aumentar a visibilidade em mecanismos de busca e assistentes de inteligência artificial, que vêm ganhando protagonismo nas decisões de consumo.
“Estratégias de conteúdo orientadas por dados ajudam a captar a atenção do público e também a ranquear melhor nos resultados orgânicos, gerando tráfego qualificado nos canais digitais", aponta Glogovchan.
Sobre a Do Follow
Com mais de seis anos no mercado, a Do Follow é uma agência especializada em backlinks. Focada em ajudar empresas a melhorarem seus resultados na busca orgânica, a Do Follow cria e executa estratégias de link building e conteúdo otimizado para aumentar a autoridade do site e melhorar o posicionamento de termos no Google, além de prestar consultoria.
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